Politécnico de Santarém visita o Instituto Superior Politécnico de Gaza com o objetivo o estreitar das relações de cooperação entre as instituições

O Politécnico de Santarém visitou institucionalmente o Instituto Superior Politécnico de Gaza, em iniciativa que teve como objectivo o estreitar das relações de cooperação entre as instituições. A comitiva do IPSantarém, liderada pelo Presidente João Moutão, foi recebida pelo Diretor-geral do ISPG, Mário Tauzene Afonso Matangue, também Vice-Presidente da Rede Internacional Académica da Lusofonia (RIAL) para Moçambique.

Em reunião de trabalho foram abordadas as atuais formas de cooperação através da Rede RIAL e discutido modelo e metodologia para o ISPG na continuação da transição para o e-Learning e blended-Learning. O ISPG tem já em funcionamento uma plataforma Learning Managment System (LMS) criada no âmbito de protocolo com o Politécnico de Santarém e no qual foram realizados pelo IPSantarém, desde o tempo da Pandemia de Covid-19 (2021) formação em Administração e Gestão, assim como ações de capacitação de formadores em eLearning.

Sobre as questões de funcionamento da plataforma foram realizadas sessões de trabalho para apurar os problemas que têm surgido no terreno e ao mesmo tempo traçar um plano de atuação a curto e médio prazo. Participaram nestas sessões os Professores Maria Potes Barbas e João Samartinho, além do Presidente João Moutão.

Das conclusões finais deste dia de trabalho em Gaza destacam-se o acordo com o Presidente do ISPG (Mário Tauzene), o Presidente do IPSantarém (João Moutão) e o Coordenador do Projeto da Plataforma Moodle para o ISPG (João Samartinho) que, com a concordância de todos os presentes, se deveria preparar a segunda fase do projeto de e-Learning para o ISPG utilizando a seguinte estratégia alicerçada em três pontos: o ISPG garantir internet de excelente qualidade – não apenas no Campus mas também nas salas que irá criar para 25-30 alunos, salas deslocalizadas em regiões afastadas onde existam alunos que possam assistir à aulas online e, ao mesmo tempo, ir presencialmente ao ISPG uma vez por semana; garantir a operacionalização e bom funcionamento da plataforma Moodle do ISPG – a plataforma já está criada e em funcionamento, mas é necessário atualizar e dar formação complementar aos seus administradores, gestores e professores que a vão utilizar.

Complementarmente dar igualmente ações de capacitação aos alunos para que saibam aceder e trabalhar na plataforma; criar equipa de produção de conteúdos para as disciplinas na Plataforma Moodle – o suporte deve ser alterado, mas com conteúdos que seduzam os estudantes. A equipe técnica de produção de conteúdos deverá ajudar os professores das disciplinas através da produção dos respetivos conteúdos.

Participaram nestes trabalhos os Presidentes das duas Instituições, Mário Tauzene e João Moutão; os Pró-presidentes do Politécnico de Santarém, Maria Potes Barbas e João Samartinho; os elementos da Direção do ISPG, Ricardo Mulango e Carlos Balato e, finalmente, os docentes que tiveram formação Moodle e trabalharam nos Projetos de e-Learning do ISPG.

#IPSantarém