Professores da ESE e da ESGT em Cabo Verde no âmbito do protocolo com Universidade de Santiago

Os professores Cristina Novo (ESE) e João Samartinho (ESGT) deslocaram-se no período de 24 de janeiro a 4 de fevereiro à Universidade de Santiago (U.S), polo de Bolanha, cidade de Assomada em Cabo Verde, para colaborar e participar em atividades curriculares do mestrado em Pedagogia, nomeadamente lecionação, orientação de dissertações de mestrado e júris, assim como em sessões temáticas e debates desde o eLearning – Plataforma Learning Managment System,  ao Projeto Educativo enquanto ferramenta de gestão estratégica e às Tecnologias Educativas – Recursos Educativos Digitais e Ambientes Educativos Inovadores.

A participação da ESE envolveu a unidade curricular de Tecnologias Educativas lecionada em modalidade blended learning, a participação do Centro de Competência TIC em 1 Seminário para estudantes da licenciatura em Inglês da U.S., sobre “Inovação e Aprendizagem” e um outro sobre “Cidadania Digital” no Agrupamento de Escolas de Achada Bolanha, na Escola Arnaldo Furtado, para a comunidade de docentes. De referir ainda a participação da professora Cristina Novo em 3 júris de apresentação e discussão do projeto de mestrado, no âmbito do mestrado em Pedagogia e no seminário “A Plataforma Moodle conceitos e exploração” para estudantes do mestrado em Enfermagem – Saúde Materno Infantil.

A participação da ESGT envolveu a unidade curricular de Conceção, Gestão e Avaliação de Projetos Educativos lecionada em modalidade blended learning, a participação no Seminário “A Plataforma Moodle conceitos e exploração” para estudantes do mestrado em Enfermagem – Saúde Materno Infantil e num outro sobre “Projeto Educativo: uma ferramenta de gestão estratégica à luz da legislação de Cabo Verde” no Agrupamento de Escolas de Achada Bolanha, na Escola Arnaldo Furtado, para a comunidade de docentes. O professor João Samartinho presidiu ainda a 1 júri, tendo integrado outros 2 júris na qualidade de vogal (orientador), no âmbito da apresentação e discussão do projeto de mestrado, no mestrado em Pedagogia.

Dando continuidade a anteriores colaborações esta deslocação a Cabo Verde permitiu complementarmente reforçar e consolidar a parceria estabelecida entre o IPSantarém e a Universidade de Santiago, abrindo-se caminho a futuras ações de cooperação e colaboração. A visita à U.S. contou ainda com uma reunião com o Magnífico Reitor Gabriel Fernandes, onde foram apresentados os outputs previstos, partilhados resultados preliminares e propostas novas linhas de trabalho.

A reunião teve ainda com pontos altos: a assinatura, na pessoa do Reitor da Universidade, de acordo Inter-instutitional Agreement between Institutions from Programme and Partner Countries, tendo em perspetiva uma candidatura do IPSantarém com a parceria da Universidade de Santiago, ao programa Key Action 1 – Mobility for learners and staff – Higher Education Students and Staff Mobility; e a manifestação de intenção e vontade, por parte do Reitor da Universidade, de uma nova Adenda ao Protocolo US – IPSantarém que visa formalizar uma publicação anual de um número especial da Revista da Unidade de Investigação do IPSantarém dedicado à produção científica da Universidade de Santiago.