Programa STARTIPS recebe 48 projetos candidatos

A primeira fase dos Concursos de Ideias do projeto Lezíria Startup encerrou no passado dia 12 de dezembro, com o programa de empreendedorismo STARTIPS a receber um total de 48 candidaturas. Esta iniciativa avança agora para a segunda fase do concurso, que decorrerá nos meses de janeiro e fevereiro, com a realização de atividades de Pitch Performance Training e das Sessões de Júri para selecionar os projetos vencedores.

Nesta 1ª fase são três os concursos de ideias em curso, em temáticas que cruzam os domínios da estratégia de especialização inteligente da região Alentejo, na qual se insere a sub-região da Lezíria do Tejo, e também os domínios de atuação dos promotores do projeto – o IPSantarém e o Agrocluster – com especial enfoque nas áreas de Inovação no Desporto, Saúde e Bem Estar; Transformação Digital nos Negócios e na Educação, e Ambiente, Agricultura, Sustentabilidade e Valorização de Recursos Endógenos.

As iniciativas no âmbito do STARTIPS 2020-2021 irão desenvolver-se ao longo de vários meses, sendo de destacar:

• Já em janeiro terão lugar as Sessões de Júri dos 3 primeiros Concursos de Ideias, que serão precedidas de workshops de preparação das apresentações;
  • Em fevereiro, será dado o kick-off da edição 2021 do Poliempreende (http://www.poliempreende-santarem.com) e serão lançados mais 3 Concursos Temáticos de Ideias Lezíria Startup;
  • No mês de março voltam a ter lugar, nas várias Escolas, sessões de fomento do empreendedorismo e de geração de ideias inovadoras, prevendo-se também o lançamento de um handbook sobre a criação de dossiers de investimento e preparação de pitchs;

Nos meses de abril e maio decorrerá a realização de workshops de capacitação do Poliempreende e de consultoria de apoio à preparação de candidaturas aos concursos de ideias; no final de maio, a 26 e 27, terão lugar as Jornadas STARTIPS, dois dias com um programa exclusivamente dedicado à inovação e ao empreendedorismo.

• Por fim, em junho será realizada a Final Regional do Poliempreende, na qual será apurado o projeto representante do IPSantarém na final nacional, que terá lugar no mês de setembro, na Universidade da Madeira.