Projetos da Agrária de Santarém em destaque na FNA

A Escola Superior Agrária de Santarém realizou a apresentação de projetos em que está envolvida no decorrer da FNA 2022.

A primeira apresentação decorreu na segunda-feira, dia 6, com o “Projeto Bioma”, que conta com investigadores da Agrária de Santarém, no Estúdio do CNEMA e, à tarde, com um workshop na Quinta Pedagógica. Marcaram presença investigadores e interessados de várias regiões do país, tomando conhecimento das estratégias de combate ao desperdício alimentar, bem como com novos produtos e processos, decorrentes da valorização de subprodutos da cadeia agroalimentar.

A segunda apresentação decorreu na terça-feira, dia 7, com o “Projeto H2Oliva”, que trabalha a gestão de água na agricultura, mais concretamente a poupança de água na cultura do olival. Esta apresentação contou com a presença de investigadores da Escola Agrária de Santarém, de técnicos da “Terrapro” e da Associação de Agricultores do Ribatejo e de agricultores que são parceira no projeto.

Ambas as sessões foram abertas ao público e contaram a representação institucional da Escola Superior Agrária de Santarém pela Subdiretora Margarida Oliveira.

A par destas apresentações há ainda que destacar a assinatura do contrato programa com o Governo referente a um novo projeto dedicado à Adaptação às Alterações Climáticas, do Projeto “SoiLife1s”, que decorreu na quarta-feira, dia 8, com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, da Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, do Presidente do Politécnico de Santarém, João Moutão, e da Professora Investigadora Responsável , Maria do Céu Godinho. Este projeto tem o foco na melhoria dos sistemas de produção alimentar, conservação dos recursos e fomento da saúde do solo.

No dia 9 de junho, no âmbito do workshop Nanotecnologia e Produção de Tomate em modo resíduo zero, a Professora Maria do Céu Godinho realizou uma palestra subordinada ao tema Resíduo Zero e Agricultura Sustentável.