Semana do Empreendedorismo IPSantarém 2022

A 16 de Maio começou a Semana do Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Santarém.

Iniciou-se com a final do concurso de ideias – Agricultura, Alimentação, Sustentabilidade e Valorização de Recursos Endógenos, na Escola Superior Agrária de Santarém. O programa tem como principal objetivo fortalecer as competências empreendedoras e dotar os alunos de uma certa facilidade na exposição da sua apresentação.

Este segmento do concurso contou com 14 candidaturas, 8 das quais passaram à final. Cada equipa dispunha de 8 minutos para expor a sua ideia ao júri. Finda a apresentação o júri teve 7 minutos para colocar questões que entendeu necessárias para melhor compreender a exposição.

Foram apresentadas ideias de negócio como Tintol – Organic Drink; Helifood; Tuboix; Air Drop Irrigation; Produção Orgânica de Lúpulo; Eliminação de Pragas Animais em Agricultura Biológica.

O painel de júri foi composto pela Professora Margarida Oliveira, pela Professora Paula Ruivo e pelo Professor Igor.

Saíram vencedores os grupos: Tuboix, Eliminação de Pragas Animais em Agricultura Biológica e Produção Orgânica de Lúpulo.

Os vencedores contam com uma bolsa e são apurados para a Final Regional do Poliempreende.

 

No dia 17 de maio cumpriu-se o segundo dia da semana do empreendedorismo do Politécnico de Santarém. Nesta data teve lugar o Concurso de Ideias de Negócios – Transformação Digital nos Negócios e na Educação.

Foram apresentados 8 Projetos, 4 deles de alunos de Gestão, 1 de alunos de Saúde e 1 de alunos de Informática.

Foram a concurso as seguintes ideias de negócio: Blinc; Power On Academy; + Local; Replay; CarSaúde; Virtual First Agency.

O júri desta fase do concurso foi formado pela Professora Ana Loureiro (ESES), Professor Cláudio Barradas (ESGTS) e pela Professora Regina Oliveira (ESSS).

Blinc, Local + e Power On Academy foram os projetos vencedores do concurso de Ideias de Negócios – Transformação Digital nos Negócios e na Educação.

Os vencedores passam à fase final da regional do Poliempreende que terá lugar no IPSantarém de 20 de maio.

 

A 18 de maio no Centro de Inovação e Tecnologia de Rio Maior teve lugar a final do concurso de Inovação no Desporto, Saúde e Bem-Estar.

Esta fase contou com 7 projetos finalistas: E-WAITER EXERCISE; CLIMB UP; GREAT SWIM; PREVENT & RECOVERY; GARDEN’S HEALTHY: o teu Quiosque; SAFESPACE GYM – Easy Moments; NOW SAVE KEEPER.

O júri desta sessão foi composto pelo Professor Rodrigo Ruivo (da ESDRM), pelo Dr. Francisco Aguiar (Incubação e Aceleração Start Up Leiria) e pelo Dr. Nuno Malta (Diretor do Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior).

Os projetos SENSIMOTION, CLIMB UP e FIT MUSIC foram os vencedores.

Neste dia, decorreu, também a apresentação do livro: “Inovação e Empreendedorismo no Desporto” sob a coordenação do Prof. Alfredo Silva.

 

O quarto dia da semana do empreendedorismo do IPSantarém começou com um workshop da Nersant, associação empresarial da região de Santarém, sobre Tendências e Ideias de Negócio na Lezíria do Tejo apresentado às turmas finalistas de Gestão.

Seguiu-se um pitch performance training, dirigido aos finalistas da fase regional poliempreende, dado pelo grupo Os Improváveis.

Os Improváveis trouxeram ferramentas da improvisação profissional e suas aplicações práticas, seja no palco da vida pessoal, seja no palco da vida profissional.

Deram a conhecer a máxima do improviso “SIM, E…” e desafiaram os participantes do Concurso de Ideias, a porem em prática algumas das técnicas apresentadas na exposição perante o júri.

O dia terminou com um sunset drink no IPSantarém.

 

A Semana do Empreendedorismo do IPSantarém chegou ao fim com a Final Regional Poliempreende.

A sessão de encerramento contou com a presença da Senhora Vereadora Dra. Carmem Antunes.

Os projetos finalistas foram apresentados ao júri.

Júri presidido pelo Professor João Samartinho foi composto por: Dra. Dora Roberto (CGD), Dr. Marques Fernandes (Garval), Dr. Nuno Malta (Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior), Dr. Pedro Félix (Nersant).

Foram a concurso 9 projetos e 3 saíram vencedores:

  • primeiro lugar: Tuboix (ESAS),
  • segundo lugar: SenseinMotion (ESDRM)
  • e terceiro lugar: Climb Up (ESDRM).

 

Durante a Semana do Empreendedorismo do IPSantarém decorreu, também, o Poliempreende Região de África.

Realizou-se no dia 19 maio a final regional no Complexo Andaluz, no Auditório da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém.

Apresentaram candidaturas ao concurso internacional de ideias cinco equipas internacionais.

  • Em primeiro lugar ficou o projeto: Iogurte La Vaca- Instituto Superior Mutassa (Maputo – Moçambique).
  • O segundo classificado foi a Feira Virtual – Instituto Superior Politécnico de Gaza (Moçambique).
  • O projeto, terceiro classificado, foi a Academia Planalt – Universidade de Santiago (Cabo Verde).

Foi uma semana em cheio para o Politécnico de Santarém!

No final do evento, o coordenador do empreendedorismo para o Politécnico de Santarém, Professor João Samartinho, afirmou que “esta semana do empreendedorismo do nosso Instituto reveste-se de extrema importância não apenas porque mobiliza alunos empreendedores das nossas cinco escolas a participar, em equipas, na geração de ideias de negócio as quais resultam de projetos inovadores, criativos em que muitos dos casos se revelam soluções para problemas identificados na sociedade global, e que podem vir a ser uma mais valia, uma solução imediata ou futura, ao nível da conceção e comercialização de produtos, ao nível de soluções científicas ou mesmo de criação de novas empresas e, por outro lado, estas sessões promovem um espaço de networking do qual resulta muito trabalho científico orientado não apenas para as soluções tecnológicas que cada equipa desenvolve mas também para a vertente da investigação científica e publicação de artigos científicos que registam, validam e disseminam todos o trabalho laboratorial, de investigação aplicada, dos nosso alunos, das nossas escolas, do nosso Instituto.”

“É importante lembrar que o empreendedorismo no IPSantarém enquadra um eixo estratégico do Instituto, promovendo de forma continuada, a integração da Academia com o mundo empresarial, a preparação e integração dos nossos estudantes em projetos e atividades de investigação que lhes permite trabalhar em equipa, colaborativamente, com ferramentas digitais e promoverem a participarem, juntamente com o tecido empresarial da região, em projetos, pesquisas, desenvolver soluções para problemas reais e, tudo isto, potenciando a integração destes alunos em redes de investigação aplicada. “

Partilhar: