Serviços de Ação Social do Politécnico de Santarém presentes no Primeiro Encontro da Comunidade SASocial

Os Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Santarém participam no Primeiro Encontro da Comunidade SASocial que está associado a uma inovadora plataforma digital de acesso a serviços de ação social para estudantes, desenvolvida por instituições de ensino superior (IES), na qual o Politécnico de Santarém, através dos SAS, fez parte desde o início, com fundos europeus, e recentemente disponibilizada em opensource.

Os Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Santarém marcaram presença neste evento, com 12 elementos, evento que reuniu diversas Instituições de Ensino Superior, num esforço conjunto, para promover maior continuidade do trabalho de desenvolvimento de uma plataforma inovadora com um forte cariz social, o SASocial. Esta iniciativa promete revolucionar a maneira como os Serviços de Ação Social podem beneficiar da tecnologia.

O Encontro SASocial 2023 foi realizado no dia 19 de maio de 2023, no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, e reuniu vários profissionais, de diferentes instituições de Ensino Superior, todos empenhados numa missão comum: desenvolver uma plataforma digital de acesso a serviços de ação social para estudantes do ensino superior, SASocial, que tenha um impacto significativo na sua vida.
A Administradora dos Serviços de Ação Social, Professora Isabel Barroso, um dos elementos da Comissão Executiva da Comunidade SASocial, na sua intervenção, expressou a sua satisfação em participar num evento tão inovador e significativo.

A colaboração entre os diversos membros da Comunidade SASocial, atualmente 11 Instituições, foi notável, sendo que a troca de conhecimentos e a união de esforços contribuíram para que se pudessem superar desafios e alcançar os objetivos estabelecidos.
O Instituto Politécnico de Santarém demonstrou o compromisso em continuar a participar neste projeto e a colaborar para seu desenvolvimento contínuo, visando a construção de um futuro de uma administração pública mais inclusiva e tecnologicamente avançada, pelo que se disponibilizou para organizar o próximo encontro, que decorrerá em 2024, na cidade de Santarém.

A Comunidade SASocial tem como objetivo manter a gestão, desenvolvimento, inovação e difusão deste projeto, assim como acolher novos membros do cluster nacional das instituições de ensino superior.

Atua com base num modelo de trabalho colaborativo, em rede, através da dinâmica de distintos Núcleos, para a partilha de boas práticas dos Serviços de Ação Social, assumindo-se como um novo paradigma de colaboração multilateral, criando um maior valor para os diversos atores do ecossistema do ensino superior em Portugal.