Simulacro no âmbito do Curso de Pós-graduação em Enfermagem à Pessoa em Situação de Urgência e Emergência da Escola Superior de Saúde de Santarém

No passado dia 4 de maio de 2024 a Escola Superior de Saúde (ESSS) do IPSantarém realizou um Simulacro no âmbito do Curso de Pós-graduação em Enfermagem à Pessoa em Situação de Urgência e Emergência.

O Simulacro centrou-se na avaliação das competências dos estudantes da Pós-graduação, visando a demonstração das aprendizagens desenvolvidas ao longo do curso. O facto de a  ESSS estar integrada na comunidade, com uma relação muito próxima com os stakeholders, no âmbito da saúde e do social, possibilitou a mobilização de entidades que trabalham de forma articulada nesta área de intervenção (com a Pessoa em situação de Urgência e Emergência).

Assim, esta iniciativa contou com o envolvimento da Proteção Civil de Almeirim que mobilizou três corporações de Bombeiros: Bombeiros Voluntários de Santarém e de Almeirim e os Bombeiros Municipais de Alpiarça. Cada corporação trouxe cerca de 10 elementos, possibilitando exercícios simulados em ambiente extra-hospitalar.

A interação entre os bombeiros e os estudantes da pós-graduação integrou como estratégia pedagógica o recurso a simulação Standardizing Person, através da participação de estudantes da Licenciatura em Enfermagem, que se voluntariaram para o desempenho deste papel.

Seguidamente o ambiente intra-hospitalar foi recriado no laboratório de práticas da Escola Superior de Saúde de Santarém, com recurso à simulação como estratégia pedagógica, através de um simulador de alta-fidelidade, da empresa MedSimLab.

Foi uma experiência enriquecedora para todos os intervenientes, tradutora do desenvolvimento de parcerias nas várias áreas de ação, com a mobilização da especificidade dos saberes de cada disciplina, assente na premissa da centralidade da Pessoa no processo de cuidados.

Parabéns aos Estudantes que terminaram com sucesso a 1° Pós-graduação Enfermagem à Pessoa em situação de Urgência e Emergência.

O Politécnico de Santarém lidera o Consórcio Tejo e Mar – CETM (com o IPTomar e a Escola Náutica Infante D. Henrique) e integra igualmente o consórcio MERIDIES liderado pelo IPPortalegre (com IPPortalegre, IPSetúbal, IPBeja e Universidade de Évora).