START-IPS- programa de Apoio ao Empreendedorismo.

Em entrevista ao Assessor para a Transferência de Conhecimento do IPSANTARÈM, Diogo Palha, abordámos o nascimento e principais objetivos dum projeto ambicioso e que vai dar que falar!

Já a partir de fevereiro vai ser implementado um programa de Apoio ao      Empreendedorismo disponibilizado para os nossos alunos, o START-IPS!

Como surgiu o START-IPS?

O IPSantarém considera fundamental que a sua comunidade, em especial os seus alunos, possam criar e aprofundar competências empreendedoras, este projeto surge da necessidade de fomentar e apoiar o empreendedorismo no IPSantarém.

Quais os principais objetivos deste programa?

A academia pretende qualificar os seus alunos não apenas com os hard-skills correspondentes a cada curso, mas também com um conjunto de soft-skills que são fundamentais em muitos domínios da vida profissional e da cidadania.

Este programa tem 2 grandes objetivos: em primeiro lugar, e fundamentalmente, promover e facilitar a incorporação de competências empreendedoras, e, em segundo lugar, apoiar todos os elementos da comunidade que, possuindo uma ideia inovadora e criadora de valor, a queiram desenvolver e tornar numa nova iniciativa empresarial.

De uma forma geral, como será organizado o programa ao longo dos próximos meses?

O programa pretende tornar-se um programa “umbrela” que visa apoiar e desenvolver as diversas atividades e ações relacionadas com empreendedorismo no IPSantarém e o objetivo é que possa durar e consolidar-se.
Em termos práticos o Programa divide-se em 3 grandes eixos: i) o apoio à geração de ideias, nomeadamente no âmbito das Unidades Curriculares que abordam temáticas de inovação e empreendedorismo; ii) a criação e o apoio à participação em concursos, projetos e programas de empreendedorismo, nomeadamente facilitando a divulgação, a ponte entre o trabalho realizado nas Unidades Curriculares e Concursos e Programas de Empreendedorismo existentes e a qualificação de candidaturas e apresentações através de consultoria gratuita; e iii) o apoio à criação e desenvolvimento de “startups” e “spinoffs” oriundas da comunidade do IPSantarém.
O START-IPS é um programa que funcionará nas 5 Escolas do IPSantarém. Será o programa e os seus recursos que irão ao encontro dos alunos, ex-alunos, docentes e investigadores, não precisando estes de sair da sua própria Escola.

O que podemos esperar já no mês de fevereiro?

Já no mês de Fevereiro teremos diversas apresentações do Programa e arranca a convocatória à participação em 3 Concursos de Ideias de Negócio que foram pensados e criados para a comunidade do IPSantarém, que distribuirão um total de prémios superior a 18.000,00 € e que visam o surgimento e desenvolvimento de ideias inovadoras nos vários domínios das 5 Escolas do Instituto: Inovação no Desporto, Saúde e Bem-estar; Transformação Digital nos Negócios e na Educação; Agricultura, Alimentação, Sustentabilidade e Valorização de Recursos Endógenos.

Onde podemos consultar mais informação?

Sobre o START-IPS poderão encontrar mais informação no website do IPSantarém e sobre os Concursos de Ideias poderão consultar a página criada para os mesmos em www.leziriastartup.com, sendo que poderão colocar todas as questões ou solicitar apoio enviando mail para empreendedorismo@ipsantarem.pt