Teaching tolerance, diversity and active citizenship in the 21st century classroom no IPSantarém de 20 a 26 de Junho

De 20 a 26 de junho de 2022 o Pólo em Literacia Digital e Inclusão Social do Instituto Politécnico de Santarém recebe a visita de 8 professores búlgaros, 3 professoras gregas, 1 professora alemã e 1 professor italiano numa mobilidade financiada pelo programa Erasmus + KA1 “Teaching tolerance, diversity and active citizenship in the 21st century classroom“.

Este curso de 7 dias capacitará os participantes com as competências e conhecimentos necessários para organizarem sessões de formação relevantes para os seus alunos, de modo a que estes se tornem mais abertos e aceitem a diferença como uma mais valia.

O curso de formação é o resultado de dois projetos KA2 de educação escolar intersectorial (Otherness e Me-You-Us), com a Prosveta-Sofia Foundation como coordenadora do projeto, sendo o IPSantarém – Portugal, AENAO – Grécia e SCS Danillo Dolci – Itália, parceiros de projeto, no qual foi desenvolvido um Manual para professores, composto por 66 atividades de formação distribuídas por 3 módulos: Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania Ativa.

Cada atividade é acompanhada por vários objetos multimédia prontos a usar e destinados a apoiar o trabalho dos professores como mediadores nas formações que se espera que desenvolvam após terem frequentado o curso. Os docentes internacionais foram acompanhados por Ana Torres; Ana Da Silva; Bento Cavadas; Nelson Mestrinho e José Maurício Dias, docentes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.