VII SIMPÓSIO DE ECONOMIA E GESTÃO DA LUSOFONIA – 1 a 4 JULHO 2025

VII SIMPÓSIO DE ECONOMIA E GESTÃO DA LUSOFONIA – 2025
Universidade de São Tomé e Príncipe – São Tomé – São Tomé e Príncipe– 01 a 04 de julho 2025
Economia Azul e Sustentabilidade: Desafios e oportunidades para economias insulares e em desenvolvimento

 

Fórum de Debate de Economia e Gestão
É um espaço onde investigadores de países lusófonos se encontram, apresentam e discutem os seus trabalhos de investigação, sendo elegíveis todas as pessoas que reúnam o título de bacharel, licenciado, mestre ou doutor nas áreas da economia, da gestão, das finanças, da contabilidade, do ambiente, da sustentabilidade e demais áreas afins.

 

Objetivos

  • Facilitar o entrosamento dos investigadores.
  • Aproximar povos e instituições de ensino, criando oportunidades de mobilidade de quadros.
  • Refletir sobre os impactos socioeconómicos nas diversas áreas.

 

Candidatura

  1. Tem direito de submissão de comunicação nas áreas da economia, da gestão, das finanças, da contabilidade, do ambiente, da sustentabilidade e demais áreas afins, todos aqueles que possuam o grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor.
  2. O candidato pode submeter no máximo dois artigos científicos para o Simpósio.
  3. Os artigos deverão incluir uma nota final que explicite a utilização ou não utilização do novo acordo ortográfico.

 

Tipo de Trabalho Aceite
Serão aceites trabalhos:

  • Inéditos e em português ou inglês;
  • No formato word;
  • Nos quais se verifique a conformidade em relação à Estrutura do Artigo Cientifico (ver em “Estrutura do Artigo Científico”).


Observação:
Os trabalhos que não estiverem no formato de artigo científico e não forem enviados no formato Microsoft Word, não serão aceites.

 

Grupo Alvo
Poderão participar neste simpósio todos os estudantes que estejam a frequentar o ensino superior (graduação e pós-graduação), docentes, investigadores, gestores/funcionários das instituições públicas/privadas e a sociedade no geral.

 

Estrutura do Artigo Científico

O Artigo deve ter a seguinte estrutura:

1. Título / Proponente
Título: Deve estar destacado
Proponente: Deve ter o nome do autor e dos co-autores (caso existam)
Devem ser indicadas as instituições de todos os proponentes e os respectivos endereços de e-mail.

2. Resumo
Deve ter no máximo 400 palavras.
Deve ter no mínimo três e no máximo cinco Palavras-Chave, separadas por vírgula.

3. Abstract
Resumo apresentado na língua inglesa.

4. Introdução
Deve de forma clara e objetiva enquadrar o leitor a cerca do tema/assunto estudado.

5. Fundamentação Teórica/Estado da Arte
Deve identificar os principais conceitos e modelos teóricos referenciais para sustentar o estudo realizado.

6. Metodologia
Deve-se listar os materiais usados e explicar os métodos de investigação aplicados no estudo.

7. Resultados e Discussão
Deve-se usar para relatar os resultados e discuti-los, fazendo um juízo dos mesmos e avaliando os resultados
encontrados.

8. Conclusões ou Considerações Finais
Deve conter as conclusões ou considerações finais constatadas com base nos resultados obtidos na secção anterior e as mesmas devem estar alinhadas com os objetivos e a(s) questão(ões) de partida ou pesquisa.

9. Referências Bibliográficas | Citações
As fontes podem incluir livros, enciclopédias, revistas, artigos, página de internet, etc. As citações e referências devem
obedecer às normas APA, 16ª ed.

10. Formatação e Número de páginas
O Artigo a submeter tem de respeitar as seguintes regras gerais de formatação:
Estar formatado com o tipo de letra Arial, tamanho 11, espaçamento entre linhas Simples, espaço de opts antes e depois do parágrafo.
Deve ter entre 8 a 12 páginas.

11.Linguagem
Deve ser objetiva e precisa, não sendo permitida a utilização de termos que geram dúvidas como: mais ao menos, relativamente, etc.

12.Cronograma

Atividades Data
Submissão dos trabalhos 08/02/25  a  04/05/25
Divulgação dos trabalhos aceites até 25/05/2025
Envio das apresentações

(PowerPoint)

até 08/06/2025
Envio do Artigo corrigido

 

até 22/06/2025
Publicação dos anais 2º semestre 2025

 

As inscrições e a submissão do artigo devem ser realizadas pelo formulário:
https://forms.gle/aX5rgpMtejvzWoxG6

 

 

 

 

 

 

 

 

Formulário de inscrição

 

 

Apresentação dos Trabalhos

O evento irá decorrer de forma híbrida:
Online – Com recurso a plataformas de vídeo conferência e;
Presencial – Na cidade de São Tomé, nas instalações da Universidade de São Tomé e Príncipe.
O orador terá no máximo 10 minutos para fazer a sua comunicação e em seguida serão concedidos
20 minutos para a apresentação de dúvidas e debates.
Para mais detalhes sobre a participação no evento de forma presencial, entrar em contacto com
a comissão organizadora (Raquel Moreno ou João Samartinho).
Observação: Os certificados só serão emitidos para os participantes do simpósio.

 

Cronograma do Evento

Data Atividades
28-30 junho Chegada das Delegações a São Tomé e Príncipe
30 junho Recepção das Delegações pela Universidade de São Tomé e Príncipe

Trabalhos de Concertação inerentes as atividades da RIAL e do VII Simpósio

30 junho 16h – Assembleia Geral da RIAL seguida de jantar por adesão com os membros da RIAL
01 julho

 

10h – Abertura do VII Simpósio com coffee break
11h às 13h – DIA 1 – Início das apresentações das comunicações e debate
Almoço livre por adesão15h às 18h – DIA 1 – Continuação das apresentações das comunicações e debate
02 julho 10h às 18h – DIA 2 – Continuação das apresentações das comunicações e debates
03 julho 10h às 13h – DIA 3 – Apresentações das Comunicações e experiências exitosas

15h – Assinatura de Protocolos de cooperação entre as instituições presentes

17h – Passagem de testemunho

18h – Encerramento do VII Simpósio

20h- Jantar de gala por adesão para os membros da RIAL

04 julho 8h às 16h – Turismo científico-pedagógico
04-05 julho Regresso das Delegações

 

Contatos (Whatsapp)

+55 41 98827 9048 – Daniel Bussolaro
+55 62 98209 8147 – Rosilene Sant’ana
+55 61 98181 6724 – Anderson Galvão
+244 93 363 7273 – Eurico Josué Ngunga
+224 923 338 822 – Cláudia Paulo
+244 934 183 510 – Conceição da Silva
+258 84 771 0584 – Egidio Placido
+351 932 515 555 – João Samartinho
+258 82 653 7882 – Gilmar da Conceição
+258 84 224 4646 – Castro Cardoso
+258 86 865 5650 – Ana Lúcia
+258 84 544 4330 – Rogerio Romão
+238 981 0748 – Eliane da Graça
+238 918 1578 – Luis Rodrigues
+239 993 8718 – Raquel Moreno
+239 984 7576 – Njuma Quaresma

 

 

 

 

 

 

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