VII SIMPÓSIO DE ECONOMIA E GESTÃO DA LUSOFONIA – 2025
Universidade de São Tomé e Príncipe – São Tomé – São Tomé e Príncipe– 01 a 04 de julho 2025
Economia Azul e Sustentabilidade: Desafios e oportunidades para economias insulares e em desenvolvimento
Fórum de Debate de Economia e Gestão
É um espaço onde investigadores de países lusófonos se encontram, apresentam e discutem os seus trabalhos de investigação, sendo elegíveis todas as pessoas que reúnam o título de bacharel, licenciado, mestre ou doutor nas áreas da economia, da gestão, das finanças, da contabilidade, do ambiente, da sustentabilidade e demais áreas afins.
Objetivos
- Facilitar o entrosamento dos investigadores.
- Aproximar povos e instituições de ensino, criando oportunidades de mobilidade de quadros.
- Refletir sobre os impactos socioeconómicos nas diversas áreas.
Candidatura
- Tem direito de submissão de comunicação nas áreas da economia, da gestão, das finanças, da contabilidade, do ambiente, da sustentabilidade e demais áreas afins, todos aqueles que possuam o grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor.
- O candidato pode submeter no máximo dois artigos científicos para o Simpósio.
- Os artigos deverão incluir uma nota final que explicite a utilização ou não utilização do novo acordo ortográfico.
Tipo de Trabalho Aceite
Serão aceites trabalhos:
- Inéditos e em português ou inglês;
- No formato word;
- Nos quais se verifique a conformidade em relação à Estrutura do Artigo Cientifico (ver em “Estrutura do Artigo Científico”).
Observação: Os trabalhos que não estiverem no formato de artigo científico e não forem enviados no formato Microsoft Word, não serão aceites.
Grupo Alvo
Poderão participar neste simpósio todos os estudantes que estejam a frequentar o ensino superior (graduação e pós-graduação), docentes, investigadores, gestores/funcionários das instituições públicas/privadas e a sociedade no geral.
Estrutura do Artigo Científico
O Artigo deve ter a seguinte estrutura:
1. Título / Proponente
Título: Deve estar destacado
Proponente: Deve ter o nome do autor e dos co-autores (caso existam)
Devem ser indicadas as instituições de todos os proponentes e os respectivos endereços de e-mail.
2. Resumo
Deve ter no máximo 400 palavras.
Deve ter no mínimo três e no máximo cinco Palavras-Chave, separadas por vírgula.
3. Abstract
Resumo apresentado na língua inglesa.
4. Introdução
Deve de forma clara e objetiva enquadrar o leitor a cerca do tema/assunto estudado.
5. Fundamentação Teórica/Estado da Arte
Deve identificar os principais conceitos e modelos teóricos referenciais para sustentar o estudo realizado.
6. Metodologia
Deve-se listar os materiais usados e explicar os métodos de investigação aplicados no estudo.
7. Resultados e Discussão
Deve-se usar para relatar os resultados e discuti-los, fazendo um juízo dos mesmos e avaliando os resultados
encontrados.
8. Conclusões ou Considerações Finais
Deve conter as conclusões ou considerações finais constatadas com base nos resultados obtidos na secção anterior e as mesmas devem estar alinhadas com os objetivos e a(s) questão(ões) de partida ou pesquisa.
9. Referências Bibliográficas | Citações
As fontes podem incluir livros, enciclopédias, revistas, artigos, página de internet, etc. As citações e referências devem
obedecer às normas APA, 16ª ed.
10. Formatação e Número de páginas
O Artigo a submeter tem de respeitar as seguintes regras gerais de formatação:
Estar formatado com o tipo de letra Arial, tamanho 11, espaçamento entre linhas Simples, espaço de opts antes e depois do parágrafo.
Deve ter entre 8 a 12 páginas.
11.Linguagem
Deve ser objetiva e precisa, não sendo permitida a utilização de termos que geram dúvidas como: mais ao menos, relativamente, etc.
12.Cronograma
Atividades | Data |
Submissão dos trabalhos | 08/02/25 a 04/05/25 |
Divulgação dos trabalhos aceites | até 25/05/2025 |
Envio das apresentações
(PowerPoint) |
até 08/06/2025 |
Envio do Artigo corrigido
|
até 22/06/2025 |
Publicação dos anais | 2º semestre 2025 |
As inscrições e a submissão do artigo devem ser realizadas pelo formulário:
https://forms.gle/aX5rgpMtejvzWoxG6
Formulário de inscrição
Apresentação dos Trabalhos
O evento irá decorrer de forma híbrida:
▪ Online – Com recurso a plataformas de vídeo conferência e;
▪ Presencial – Na cidade de São Tomé, nas instalações da Universidade de São Tomé e Príncipe.
O orador terá no máximo 10 minutos para fazer a sua comunicação e em seguida serão concedidos
20 minutos para a apresentação de dúvidas e debates.
Para mais detalhes sobre a participação no evento de forma presencial, entrar em contacto com
a comissão organizadora (Raquel Moreno ou João Samartinho).
Observação: Os certificados só serão emitidos para os participantes do simpósio.
Cronograma do Evento
Data | Atividades |
28-30 junho | Chegada das Delegações a São Tomé e Príncipe |
30 junho | Recepção das Delegações pela Universidade de São Tomé e Príncipe
Trabalhos de Concertação inerentes as atividades da RIAL e do VII Simpósio |
30 junho | 16h – Assembleia Geral da RIAL seguida de jantar por adesão com os membros da RIAL |
01 julho
|
10h – Abertura do VII Simpósio com coffee break 11h às 13h – DIA 1 – Início das apresentações das comunicações e debate Almoço livre por adesão15h às 18h – DIA 1 – Continuação das apresentações das comunicações e debate |
02 julho | 10h às 18h – DIA 2 – Continuação das apresentações das comunicações e debates |
03 julho | 10h às 13h – DIA 3 – Apresentações das Comunicações e experiências exitosas
15h – Assinatura de Protocolos de cooperação entre as instituições presentes 17h – Passagem de testemunho 18h – Encerramento do VII Simpósio 20h- Jantar de gala por adesão para os membros da RIAL |
04 julho | 8h às 16h – Turismo científico-pedagógico |
04-05 julho | Regresso das Delegações |
Contatos (Whatsapp)
+55 41 98827 9048 – Daniel Bussolaro
+55 62 98209 8147 – Rosilene Sant’ana
+55 61 98181 6724 – Anderson Galvão
+244 93 363 7273 – Eurico Josué Ngunga
+224 923 338 822 – Cláudia Paulo
+244 934 183 510 – Conceição da Silva
+258 84 771 0584 – Egidio Placido
+351 932 515 555 – João Samartinho
+258 82 653 7882 – Gilmar da Conceição
+258 84 224 4646 – Castro Cardoso
+258 86 865 5650 – Ana Lúcia
+258 84 544 4330 – Rogerio Romão
+238 981 0748 – Eliane da Graça
+238 918 1578 – Luis Rodrigues
+239 993 8718 – Raquel Moreno
+239 984 7576 – Njuma Quaresma