Visita Institucional da Universidade de Licungo (Moçambique) ao Politécnico de Santarém

O Politécnico de Santarém recebeu, no dia 5 de Junho de 2022, o Reitor da Universidade de Licungo, o Prof. Doutor Boaventura José Aleixo e a sua comitiva. A visita decorreu no âmbito da internacionalização da Universidade de Licungo e teve como objetivo reforçar as relações de cooperação com os parceiros portugueses especialmente na educação, tecnologia e governança universitária.

Esta visita foi a materialização do acordo de cooperação assinado a 12 de fevereiro de 2021 pelo Reitor da UniLucungo e pelo Presidente do Politécnico de Santarém.

No Gabinete da Presidência a Comitiva Moçambicana foi recebida pelo Professor João Moutão, Presidente do Politécnico de Santarém, numa visita mais extensa que contou com diversos intervenientes institucionais: a Diretora da Unidade de Formação Pós-Secundária e Profissional apresentou a oferta formativa deslocalizada do Politécnico de Santarém ao nível dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais numa perspetiva de desenvolvimento estratégico do Instituto; a Coordenadora do Projeto SAMA apresentou os resultados do projeto IPSantarém@DIGITAL; e finalmente, o Coordenador Link Me Up, Professor João Samartinho, apresentou o projeto Inovação Pedagógica (Link Me Up- 1000 Ideias).

A comitiva da Universidade Moçambicana visitou, também, a NERSANT (Núcleo Empresarial da Região de Santarém), o espaço de incubação de empresas “Santarém SartUP” e a Escola Superior de Gestão e Tecnologia (ESGT). Na ESGT ficaram a conhecer o laboratório de Redes e as salas de aulas equipadas para o ensino online.

A Uni Licungo finalizou a visita ao IPSantarém na Escola Superior Agrária (ESAS). A ESAS apresentou vários projetos associados à escola, nomeadamente os desenvolvidos no âmbito do projeto Demola (Inovação Pedagógica), projeto que aproxima a Academia às empresas. Na ESAS houve, ainda, uma prova de vinhos apresentados e disponibilizados pela Enóloga Helena Mira, Professora desta escola e facilitadora do projeto de Inovação Pedagógica.

A visita Institucional da Universidade de Licungo ao Politécnico de Santarém foi um sucesso e deixou marcas muito positivas para futuras iniciativas conjuntas para o alargamento da cooperação entre as instituições.

A visita contou com a presença do Prof. Doutor Boaventura José Aleixo e da sua comitiva:

• Prof. Doutor João Carlos Mendes Lima – Diretor da Faculdade de Economia
  • Prof. Doutor José Arão – Diretor Adjunto para a Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia
  • Prof. Doutor David António – Diretor da Faculdade de Economia e Gestão
  • Drª Fáuzia Ramos – Diretora de Planificação e Finanças