No passado dia 3 de junho, a Escola Superior de Educação do Politécnico de Santarém acolheu a apresentação do exercício final da unidade curricular “Educação e Intervenção Socioeducativa pela Arte”, realizado pelas duas turmas do 2.º ano da Licenciatura em Educação Social (LES).
Este exercício consistiu numa leitura encenada construída a partir de textos de diversos autores contemporâneos, cujas obras abordam problemáticas sociais atuais e relevantes. Ao longo do semestre, os estudantes exploraram e analisaram criticamente estas temáticas, apropriando-se das palavras dos autores para lhes dar corpo, voz e intenção, um processo que permitiu uma aproximação sensível e reflexiva às questões que marcam os contextos de intervenção social.
A leitura encenada representou não apenas o culminar do trabalho desenvolvido em aula, mas também um momento significativo no percurso formativo dos futuros profissionais de Educação Social. Através da arte, da expressão dramática e corporal, os estudantes foram desafiados a comunicar, com autenticidade e envolvimento, temas como a exclusão, a desigualdade, a violência, a identidade ou a discriminação.
Este tipo de exercício revelou-se profundamente enriquecedor no processo educativo, promovendo competências de comunicação, trabalho colaborativo, pensamento crítico e empatia, essenciais para a intervenção social informada e transformadora. Mais do que uma apresentação, o momento vivido foi um espaço de partilha, escuta e compromisso com a realidade, destacando a importância da arte como ferramenta pedagógica e metodológica no ensino superior, em especial na formação de profissionais atentos, criativos e preparados para intervir nos diversos contextos.
#IPSantarém #ESES