Cartão de Estudante

INFORMAÇÃO

O cartão de estudante é um cartão pessoal e intransmissível, que permite aceder a serviços e plataformas dentro do IPSantarém.

É obrigatório e gratuito, sendo essencial para o dia-a-dia dentro do IPSantarém, para além de também permitir gerir a vida financeira do/a estudante.

No âmbito do Protocolo existente entre o Instituto Politécnico de Santarém e a Caixa Geral de Depósitos (CGD), a emissão do Cartão de Estudante Caixa IU é feita em cooperação com a CGD.

Deverá dirigir-se ao stand da CGD que se encontra nas Escolas, no início de cada ano letivo.

Em alternativa, pode solicitá-lo através do e-mail santarem@cgd.pt, pedindo a marcação de atendimento na própria agência da CGD em Santarém (Santarém Sede nas instalações do centro da cidade junto ao Jardim da Liberdade), não estando por isso sujeito a filas de espera na agência. 

Para autorizar a cedência de dados pelo IPSantarém à CGD deverá:

  1. Entrar na plataforma de gestão académica;
  2. Validar-se com o seu “Utilizador” e “Senha”;
  3. Clicar na “CASA” na caixa de autenticação;
  4. Na coluna da direita “ATALHOS” deve clicar no link: “Cartão CGD“.
  5. Autorizar a cedência de dados. 
 

Após a autorização de cedência de dados, caso tenha chave móvel digital, deverá solicitar o Cartão de Estudante em: https://caixaonboarding.cgd.pt/

Pode sempre solicitar a chave móvel digital, obtenha mais informações em: https://www.cgd.pt/Ajuda/Seguranca/Pages/Autenticacao-Chave-Movel-Digital.aspx

Todos/as os/as estudantes têm duas opções de cartão:

1. Cartão de Identificação: cartão de identificação, sem associação de conta bancária.

2. Cartão de Identificação + Multibanco: cartão de identificação, associado a uma conta bancária, com várias vantagens.

O cartão de estudante é necessário para:

  • Registo de assiduidade nas salas de aula;
  • Acesso às refeições nos refeitórios do IPSantarém;
  • Fotocópias.

Caso perca o cartão de estudante deverá dirigir-se ao balcão mais próximo da CGD.

Com o cartão de estudante tem acesso a várias vantagens:

Conveniência – Num único cartão, tem a sua identificação como estudante do IPSantarém, um cartão bancário e acesso a descontos.

Isenção de Comissões Bancárias – Enquanto estudante do IPSantarém não paga as comissões bancárias e a manutenção de conta mensal, até aos 27 anos.

Acesso a descontos com protocolos com inúmeros parceiros.

REGISTO DE ASSIDUIDADE

A assiduidade é um elemento fundamental para o sucesso académico!

Para configurar o cartão de estudante do IPSantarém para registo de assiduidade, nas salas de aula, deverá fazê-lo em dois momentos:

1.º Momento – Caixa de Validação

Na parede exterior de cada sala de aula, junto à porta, está uma caixa de validação do cartão de estudante:

Na primeira utilização do cartão, surgirá na caixa de validação esta mensagem:

Encoste novamente o cartão de estudante e, em poucos segundos, aparece no leitor uma senha associada:

 


 

ATENÇÃO: Deverá guardar a senha durante todo o percurso académico. Sugerimos que guarde como fotografia no telemóvel.

 

2.º Momento – Registo na plataforma de gestão académica

Este passo tem de ser realizado conectado à rede interna EDUROAM da Escola.

Entre na plataforma de gestão académica (https://academicos.ipsantarem.pt/):

Aceda à área pessoal, clicando no ícone “CASA”:

 


No menu do lado direito, selecione a opção “Registo do Cartão de Presenças”:

 


 

Vai abrir-se uma nova página, onde deverá confirmar o email institucional de estudante e introduzir a senha associada ao cartão obtida no 1.º momento e clicar no botão continuar:

 


E o cartão já está configurado.

 

Já pode passar o cartão de estudante em todas as caixas de validação para registar a assiduidade.

O controlo de presenças é utilizado para fins de acompanhamento académico e como elemento de avaliação contínua.

A ausência de registo corresponde à falta de assiduidade, ou seja, quando o/a estudante não regista a sua presença, o sistema assume a falta.

ACESSO A REFEIÇÕES

Para associar o cartão de estudante para ter acesso à marcação de refeição nos refeitórios do IPSantarém, deverá consultar os dois documentos constantes abaixo: 

1- Manual de Autenticação

Numa primeira fase tem de fazer login no SASocial para criar um pin e só depois de ter esse mesmo pin criado é que consegue fazer login no quiosque. 

2- Manual de Associação do Cartão de Estudante aos Quiosques SASocial

Consulte a informação para associar o cartão de refeição no quiosque.

Em caso de dúvida, pode pedir ajuda nos Serviços de Ação Social (Campus Andaluz) através dos seguintes contactos:

Tel: + 351 243 309 940   |    Email: geral@sas.ipsantarem.pt