INFORMAÇÃO
O cartão de estudante é um cartão pessoal e intransmissível, que permite aceder a serviços e plataformas dentro do IPSantarém.
É obrigatório e gratuito, sendo essencial para o dia-a-dia dentro do IPSantarém, para além de também permitir gerir a vida financeira do/a estudante.
No âmbito do Protocolo existente entre o Instituto Politécnico de Santarém e a Caixa Geral de Depósitos (CGD), a emissão do Cartão de Estudante Caixa IU é feita em cooperação com a CGD.
Deverá dirigir-se ao stand da CGD que se encontra nas Escolas, no início de cada ano letivo.
Em alternativa, pode solicitá-lo através do e-mail santarem@cgd.pt, pedindo a marcação de atendimento na própria agência da CGD em Santarém (Santarém Sede nas instalações do centro da cidade junto ao Jardim da Liberdade), não estando por isso sujeito a filas de espera na agência.
Para autorizar a cedência de dados pelo IPSantarém à CGD deverá:
- Entrar na plataforma de gestão académica;
- Validar-se com o seu “Utilizador” e “Senha”;
- Clicar na “CASA” na caixa de autenticação;
- Na coluna da direita “ATALHOS” deve clicar no link: “Cartão CGD“.
- Autorizar a cedência de dados.
Após a autorização de cedência de dados, caso tenha chave móvel digital, deverá solicitar o Cartão de Estudante em: https://caixaonboarding.cgd.pt/
Pode sempre solicitar a chave móvel digital, obtenha mais informações em: https://www.cgd.pt/Ajuda/Seguranca/Pages/Autenticacao-Chave-Movel-Digital.aspx
Todos/as os/as estudantes têm duas opções de cartão:
1. Cartão de Identificação: cartão de identificação, sem associação de conta bancária.
2. Cartão de Identificação + Multibanco: cartão de identificação, associado a uma conta bancária, com várias vantagens.
O cartão de estudante é necessário para:
- Registo de assiduidade nas salas de aula;
- Acesso às refeições nos refeitórios do IPSantarém;
- Fotocópias.
Caso perca o cartão de estudante deverá dirigir-se ao balcão mais próximo da CGD.
Com o cartão de estudante tem acesso a várias vantagens:
Conveniência – Num único cartão, tem a sua identificação como estudante do IPSantarém, um cartão bancário e acesso a descontos.
Isenção de Comissões Bancárias – Enquanto estudante do IPSantarém não paga as comissões bancárias e a manutenção de conta mensal, até aos 27 anos.
Acesso a descontos com protocolos com inúmeros parceiros.
REGISTO DE ASSIDUIDADE
A assiduidade é um elemento fundamental para o sucesso académico!
Para configurar o cartão de estudante do IPSantarém para registo de assiduidade, nas salas de aula, deverá fazê-lo em dois momentos:
1.º Momento – Caixa de Validação
Na parede exterior de cada sala de aula, junto à porta, está uma caixa de validação do cartão de estudante:
Na primeira utilização do cartão, surgirá na caixa de validação esta mensagem:
Encoste novamente o cartão de estudante e, em poucos segundos, aparece no leitor uma senha associada:
ATENÇÃO: Deverá guardar a senha durante todo o percurso académico. Sugerimos que guarde como fotografia no telemóvel.
2.º Momento – Registo na plataforma de gestão académica
Este passo tem de ser realizado conectado à rede interna EDUROAM da Escola.
Entre na plataforma de gestão académica (https://academicos.ipsantarem.pt/):
Aceda à área pessoal, clicando no ícone “CASA”:
No menu do lado direito, selecione a opção “Registo do Cartão de Presenças”:
Vai abrir-se uma nova página, onde deverá confirmar o email institucional de estudante e introduzir a senha associada ao cartão obtida no 1.º momento e clicar no botão continuar:
E o cartão já está configurado.
Já pode passar o cartão de estudante em todas as caixas de validação para registar a assiduidade.
O controlo de presenças é utilizado para fins de acompanhamento académico e como elemento de avaliação contínua.
A ausência de registo corresponde à falta de assiduidade, ou seja, quando o/a estudante não regista a sua presença, o sistema assume a falta.
ACESSO A REFEIÇÕES
Para associar o cartão de estudante para ter acesso à marcação de refeição nos refeitórios do IPSantarém, deverá consultar os dois documentos constantes abaixo:
Numa primeira fase tem de fazer login no SASocial para criar um pin e só depois de ter esse mesmo pin criado é que consegue fazer login no quiosque.
2- Manual de Associação do Cartão de Estudante aos Quiosques SASocial
Consulte a informação para associar o cartão de refeição no quiosque.
Em caso de dúvida, pode pedir ajuda nos Serviços de Ação Social (Campus Andaluz) através dos seguintes contactos:
Tel: + 351 243 309 940 | Email: geral@sas.ipsantarem.pt
Descarregue o Manual de Cartão de Estudante