Colaboração da consultora Sinase no processo de Autoavaliação pelos referenciais da CAF e na consolidação do Sistema de Gestão e Garantia da Qualidade no IPSantarém

No início do mês de julho procedeu-se ao arranque do processo de consultoria com a colaboração da Sinase com vista à implementação do modelo de autoavaliação CAF – Common Assessment Framework, promovendo o recurso aos modelos específicos da qualidade desenhados para a Administração Pública Europeia, posicionando o Instituto Politécnico de Santarém, através da CAF Educação para um patamar consonante com padrões de qualidade em serviços assim como com a consolidação do Sistema de Gestão e Garantia da Qualidade da Instituição de Ensino Superior. Foi formado um grupo de trabalho constituído por elementos de todas as Unidades Orgânicas, Serviços Centrais e Serviços de Ação Social que irá efetuar o autodiagnóstico pela CAF. Vai ser efetuado uma auditoria ao SGGQ pelos referenciais da A3ES.

No decorrer da auditoria foram recolhidas informações, através da partilha de documentos e de entrevistas sendo que nesta primeira fase foram analisados os principais instrumentos de gestão, as políticas disponíveis, o sítio institucional do IP Santarém, os sítios institucionais das cinco Escolas do IP Santarém onde se destacaram os pontes fortes e as oportunidades de melhoria nos vários eixos estratégicos do Instituto Politécnico de Santarém.

O processo decorre até ao final deste ano em articulação com o GPAQ e com todas as Unidades Orgânicas e SAS, através dos Gestores de processos e órgãos internos, altura em que se pretende consolidar o SGGQ. Pretende-se com este projeto desenvolver uma estratégia organizacional com adoção de princípios transversais de uma Cultura da Qualidade, considerando as atuais referências nos domínios de atuação e mudança das Organizações da Administração Pública e uma mudança sustentada, promovendo uma cultura de serviço público orientado para a comunidade educativa.