Concurso Campus 2030: Aceita o Desafio

Nações Unidas querem ouvir ideias das Universidades para um futuro mais sustentável

Os campus universitários são a casa da inovação, onde se formam os líderes do futuro e se desenham as soluções para os problemas do amanhã. O Campus 2030 surge como a oportunidade para estudantes e professores converterem o seu campus no modelo global de sustentabilidade.

O projeto Campus 2030 é coorganizado pela ONU e pela Agência Francesa da Francofonia (AFF) e assume-se como um projeto de aceleração da Agenda 2030. Os participantes são chamados a expor uma ideia para tornar os campus universitários mais sustentáveis. A ideia deverá ter em conta 3 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e inserir-se numa das seguintes categorias: Condições de Vida dos Estudantes; Campus na Cidade; Novos Desafios Educacionais; Digitalização. Os participantes devem ser estudantes, recém-licenciados ou professores e deverão explicar a sua ideia em 5 slides. As candidaturas podem ser individuais ou coletivas até 5 pessoas e deverão ser enviadas até ao dia 16 de fevereiro.

Segunda fase e Seleção dos Vencedores

Os projetos selecionados seguirão para uma segunda fase, na qual os participantes irão aprofundar a sua ideia. Durante este período, que decorre de 2 de março a 19 de abril, os participantes poderão questionar diretamente os organizadores do concurso. A proposta final terá de ser entregue em formato PowerPoint, entre 10 a 15 diapositivos, e deverá incluir um vídeo de apresentação da equipa e do projeto.

Os projetos finalistas serão defendidos presencialmente perante um júri, composto por membros da ONU e da AFF, em Paris, a realizar-se em junho. Apurados os vencedores, as 3 melhores equipas irão receber uma semana paga no estrangeiro (válida para duas pessoas: voos, cursos de aprendizagem, reuniões profissionais e estadia) como parte de uma Expedição de Aprendizagem inclusiva.

Para mais informações sobre o programa consulte o site oficial em: https://www.agorize.com/fr/challenges/campus-2030?lang=en