Conferência Intercontinental “Transformação Digital: As tecnologias e a economia circular em ambientes mais inclusivos, sustentáveis e resilientes”

Conferência Intercontinental

Horários – fuso horário de Portugal Continental (Western European Time (WET), UTC +0)

22 Dezembro 2022, 14h30 – Auditório da Escola Superior de Gestão e Tecnologia

Assistir gravação [online]: https://www.facebook.com/IPSantarem

Todos os trabalhos aceites serão publicados na Revista da UI_IPSantarém, Vol. 10, N.º XXXX (2022), com ISSN, e disponibilizados em https://revistas.rcaap.pt/uiips/

Organização:

RIAL – Rede Internacional Académica da Lusofonia

Domínio Científico CEE da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém

Pólo em Literacia Digital e Inclusão Social do Instituto Politécnico de Santarém do Centro de Investigação em Artes e Comunicação

Procedimentos de Aceitação dos Artigos

Cada Instituição membro da RIAL pôde enviar 1 artigo (20 artigos) + 1 artigo por cada instituição convidada (5 artigos)

Publicação em número especial da UI_IPSantarém no Domínio Científico das Ciências Exatas e Engenharias.

Procedimento para os Artigos a serem publicados em 2022: cada instituição RIAL seleciona artigo dentro da sua instituição e efetua a revisão (dois revisores em sistema de revisão cega).

Os autores apresentaram o artigo na conferência no dia 22 de dezembro de 2022 e enviaram o artigo já revisto em [TEMPLATE3 CEE] para publicação na revista da UI_IPSantarém para os emails: (samartinho@esg.ipsantarem.pt ; filipe.madeira@esg.ipsantarem.pt)

Assistir gravação [online]: https://www.facebook.com/IPSantarem

14h30 Sessão de Abertura
– João Moutão, Presidente do Instituto Politécnico de Santarém
– Maria Potes Barbas, Diretora da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém
– João Samartinho, Pró-Presidente para a Área da Internacionalização e Cooperação do IPSantarém

14h45 Sessão I
Moderador: Paulo Resende Silva, Universidade de Évora (Portugal)

15h00 – Instituto Politécnico de Tomar (Portugal)

“Promoção do ensino aberto e flexível no Instituto Politécnico de Tomar: Projeto NAU”
Célio Gonçalo Marques, Ana Nata, António Manso, Inês Araújo

15h15 – Universidade Kimpa Vita (Angola)

“Estratégias de Gestão de Resíduos Tecnológicos de Suporte a economias de Precisão”
Ngombo Armando, Pascoal Kiluando

15h30 –Instituto Superior Politécnico de Gaza (Moçambique)

“Análise económica dos sistemas de sementeira utilizados na produção de arroz (variedade macassane) no distrito de Chókwè, posto administrativo de Lionde”
Beto João Chirindzane, Sérgio Jordão Ponguane, Rogério Fernandes Romão

15h45 –Universidade de Santiago (Cabo Verde)

“A Implementação e Utilização dos LMS no ensino das línguas no Ensino Superior – entre a adaptação e a inovação”
Luís Filipe Martins Rodrigues

16h00 –Universidade de Brasília (Brasil)

“Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa”
Kathyanne Costa Rodrigues, Jonh de Castro Matos, Maria Júlia Pantoja

16h15 –Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciência (Moçambique)

“Das reformas curriculares ao seu contributo na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino aprendizagem em Moçambique”
Mário Cofe, Rodrigues Fazenda

16h30 Sessão II
Moderadora: Sheila Gomes, Universidade do Mindelo (Cabo Verde)

16h45 – Pólo Literacia Digital e Inclusão Social do Centro de Investigação em Artes e Comunicação / IPSantarém (Portugal)

“Aplicações de Business Intelligence na Saúde – Áreas da Gestão e Clínica”
Filipe Madeira, João Madeira

17h00 – Instituto Superior Mutasa (Moçambique)

“Uso de Tecnologias de Detenção de Fraudes e Corrupção no Sistema de Administração Financeira do Estado Moçambicano”
Almeida Chirindza

17h15 – Instituto Federal do Paraná (Brasil)

“Empreendedorismo social como possibilidade para o desenvolvimento de comunidades rurais”
Paul de Freitas, António Haliski, Cleber Serafin, Everaldo dos Santos

17h30 – Instituto Superior de Gestão (Portugal / Moçambique)

“Mobile Money em comunidades rurais do Niassa, em Moçambique”
Rui Moreira de Carvalho, Joaquim Tobias Dai, Moisés Inguane

17h45 –Instituto Superior de Gestão, Comércio e Finanças (Moçambique)

“Papel das TIC no Processo de Ensino e aprendizagem. Caso de uma Escola Secundária em Nampula”.
Dércio dos Santos Abreu

18h00 Sessão de Encerramento
– Luís Cláudio Barradas, Domínio Científico das Ciências Exatas e Engenharia da UI_IPSantarém
– João Samartinho, Vice-Presidente Pólo em Literacia Digital e Inclusão Social do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve)