Encontro sobre “Pobreza e Educação em Portugal: que relação?”, no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza 2024

O Gabinete de Responsabilidade Social do Politécnico de Santarém, com o Núcleo Distrital de Santarém da EAPN PT, promove o Encontro “Pobreza e Educação em Portugal: que relação?”, no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, no próximo dia 22 de outubro de 2024, no auditório 1 da Escola Superior de Educação do Politécnico de Santarém, pelas 9h30.

Encontro – “Pobreza e Educação em Portugal: que relação?”
22 de outubro de 2024
Auditório 1 da Escola Superior de Educação IPSantarém

9h30 – Receção dos participantes

10h00 – Sessão de Abertura
Sónia Seixas – Vice-Presidente do IPSantarém
Maria José Vicente – Coordenadora Nacional da EAPN Portugal
Ana Loureiro – Sub – Diretora da Escola Superior de Educação
Representante das Associações de Estudantes do IPSantarém

10h30 – Painel I – Pobreza e Educação: que percurso para a mudança
– “A Pobreza em Portugal: Trajetos e Quotidianos”

Fernando Diogo- Universidade dos Açores

– Como Vivem as Pessoas em Situação de Pobreza: Relação entre Pobreza e Educação?
Maria José Vicente – Coordenadora Nacional da EAPN Portugal
Moderação: Maria Elisabete Filipe – Departamento de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social Município de Santarém

11h10 – Coffe Break

11h30 – Painel II – Práticas inovadoras/transformadoras …
– “O Projeto Escolas Transformadoras e o Núcleo de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global da ESE-IPSantarém”.

Marta Uva, Leonor Teixeira, Isabel Piscalho, Susana Colaço – Escola Superior Educação do IPSantarém

 – Agrupamento de Escolas de Alcanena: “O porquê de ser um exemplo de uma Instituição portuguesas de ensino, considerada mais inovadora pela Microsoft”.
Ana Cláudia Cohen- Diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena

-A voz dos Alumni
Carlos Martinho – Ex estudante do IPSantarém
Moderação: José Avelino, Centro de Formação Da Lezíria do Tejo

Debate

 

12h45 – Almoço

 

14h30 – 16h45- Oficina Prática
– Que Modelo(s) de escolas transformadoras e inclusivas queremos?
Álvaro Cidrais – Facilitador, Formador e Docente Universitário
Destinatários: Pais, educadores, interventores sociais, estudantes, docentes, não docentes e comunidade em geral.
Pretende-se com esta oficina pensar, de modo colaborativo, sobre o modelo da escola num novo paradigma de vida, de aprendizagem e de co-desenvolvimento, corresponsável e global, de base comunitária, que ajude a reduzir as desigualdades e a pobreza, garantindo as autonomias e as diversidades criativas (inclusivas) que lidam com as oportunidades numa abordagem positiva, gerando soluções adequadas ao presente/futuro.

17h00 – Sessão de Encerramento
Sónia Seixas – Vice-Presidente do IPSantarém
Edite Duarte – Coordenadora do Gabinete de Responsabilidade Social do IPSantarém
Ricardina Dias – Técnica do Núcleo Distrital de Santarém – EAPN Portugal

 

 

 

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