IPSantarém participou no Congresso Internacional Literacias no Século XXI (ICCL2021)

Decorreu no passado dia 15 e 16 de julho o Congresso Internacional Literacias no Século XXI (ICCL2021) | International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2021), onde o Instituto Politécnico de Santarém esteve presente representado oficialmente pela Professora Sónia Seixas, vice-Presidente do IPSantarém assim como pelas docentes Ana Loureiro e Dina Rocha, da ESE|IPSantarém, que integraram a Comissão de Organização e a Comissão Científica do evento.

Este Congresso, organizado pelo Politécnico de Portalegre, pretendeu promover a literacia em diferentes áreas do conhecimento, como parte integrante do direito à educação com diferentes temas abordados durante a sessão nomeadamente literacia digital, financeira, ambiental, quantitativa, científica e emocional, bem como literacia nas áreas da saúde e gestão, STEM, leitura e bibliotecas, cinema, media, educação e artes entre outras.

O convite para integrar a organização e a dinamização de um dos painéis foi dirigido à coordenadora do Mestrado Recursos Digitais em Educação da ESE, Ana Loureiro e à Diretora da Unidade Biblioteca do IPSantarém e docente na ESE, Dina Rocha. As docentes organizaram o painel NFORMATION LITERACY – PERSPECTIVES, CHALLENGES, AND TRENDS, apresentando a comunicação “Media and Information Literacy (MIL): timeless perspective”. O painel teve a participação de Tatiana Sanches, Bibliotecária na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa e investigadora, que apresentou a comunicação “Bringing Information Literacy into Higher Education: from words to actions”; Jorge Borges, do Gabinete do Plano Nacional de Leitura e investigador, interveio com a comunicação “Learning and teaching with the Web” e Julio Alonso-Arevalo, Bibliotecário da Facultad de Traducción y Documatatión da Universidade de Salamanca, investigador e gestor do blog Universo Abierto, que apresentou a comunicação “Makerspaces in libraries: From Information Literacy to Creative Literacy”.

A atualidade do tema do Congresso e as comunicações apresentadas imprimiram uma forte qualidade ao evento, aguardando para breve a publicação dos resumos das comunicações e posteriormente a publicação em formato de artigo científico em revistas da área.

Partilhar: