IV SIMPÓSIO DE ECONOMIA E GESTÃO DA LUSOFONIA – 2023

Universidade Kimpa Vita – Uíge (Angola) – de 16 a 18 de Maio
Unidos pela diversificação e crescimento económico na lusofonia,
contribuindo para um ambiente sustentável e reversão do êxodo populacional

Fórum de debate de Economia e Gestão
É um espaço onde investigadores de países lusófonos se encontram, apresentam e discutem os seus trabalhos de investigação, sendo elegíveis todas as pessoas que reúnam o título de Licenciado, Mestre ou Doutor nas áreas da economia, da gestão, das finanças, da contabilidade, do ambiente, da sustentabilidade e demais áreas afins.

● Facilitar o entrosamento dos investigadores.
● Aproximar povos e instituições de ensino, criando oportunidades de mobilidade de quadros.
● Refletir sobre os impactos socioeconómicos nas diversas áreas.

Candidatura
1. Tem direito de submissão de comunicação nas áreas da economia, da gestão, das finanças, da contabilidade, do ambiente, da sustentabilidade e demais áreas afins, todos aqueles que possuam Grau de Licenciado, Mestre ou Doutor.
2. O candidato pode submeter no máximo dois artigos científicos para o Simpósio.
3. Os artigos deverão incluir uma nota final que explicite a utilização ou não utilização do novo acordo ortográfico.

Tipo de trabalho aceite
Serão aceites as submissões que respeitem os seguintes critérios.
● Respeite a estrutura do artigo científico (ver “Estrutura do Artigo Científico”);
● A proposta de artigo seja submetida em formato Microsoft Word.

Observação: Os trabalhos que não estiverem no formato de artigo científico e/ou não forem enviados no formato Microsoft Word, não serão aceites.

Estrutura do Artigo Científico

O Artigo deve ter a seguinte estrutura:

1. Título / Proponente
• Título: Deve estar destacado
• Proponente: Deve ter o nome do autor e dos coautores (caso existam)
• Devem ser referenciadas as instituições de todos os proponentes e os respetivos endereços eletrónicos.

2. Resumo
• Deve ter no máximo 400 palavras.
• Deve ter no mínimo três e no máximo cinco Palavras-Chave, separadas por vírgula.

3. Abstract
Resumo apresentado na língua inglesa.

4. Introdução
Deve de forma clara e objetiva enquadrar o leitor a cerca do tema/assunto estudado.

5. Enquadramento teórico/Estado da arte
Deve identificar os principais conceitos e modelos teóricos referenciais para sustentar o estudo realizado

6. Metodologia
Deve-se listar os materiais usados e explicar os métodos de investigação aplicados no estudo.

7. Resultados e Discussão
Deve-se usar para relatar os resultados e discuti-los, fazendo um juízo dos mesmos e avaliando os resultados encontrados.

8. Conclusões ou Considerações Finais
Deve conter as conclusões ou considerações finais constatadas com base nos resultados obtidos na secção anterior e as mesmas devem estar alinhadas com os objetivos e a(s) questão(ões) de partida ou pesquisa.

9. Referências Bibliográficas | Citações
As fontes podem incluir livros, enciclopédias, revistas, artigos, página de internet, etc.
As citações e referências devem obedecer às normas da 7ª edição da APA.

10. Formatação e Número de páginas
O Artigo a submeter tem de respeitar as seguintes regras gerais de formatação:
Estar formatado com o tipo de letra Arial, tamanho 11, espaçamento entre linhas Simples, espaço de 6pts antes e depois do parágrafo. Deve ter entre 8 a12 páginas.

11. Linguagem
Deve ser objetiva e precisa, não sendo permitida a utilização de termos que geram dúvidas como: mais ao menos, relativamente, etc.

Apresentação dos trabalhos
O evento irá decorrer de forma híbrida:
Online – Com recurso a plataformas de vídeo conferência e;
Presencial – Na Universidade Kimpa Vita – Angola.

O orador terá no máximo 10 minutos para fazer a sua comunicação e em seguida serão concedidos 20 minutos para a apresentação de dúvidas e debates.
Para mais detalhes sobre a participação no evento de forma presencial, entrar em contacto com a comissão organizadora.

Observação: Os certificados só serão emitidos para os participantes do simpósio.

Datas importantes

Atividades Data
Submissão dos trabalhos 12/12/2022 a 22/04/2023
Divulgação dos trabalhos aceites Até

02/05/2023

Envio das apresentações

(Microsoft PowerPoint)

Até

10/05/2023

Envio do Artigo corrigido

(Microsoft Word)

Até

12/05/2023

Realização do Evento 16/05/2023 a 18/05/2023
Publicação dos anais 2023

Contactos

Todos os Artigos devem ser enviados para o endereço eletrónico da comissão organizadora – simposio.lusofonia@gmail.com

Template – Modelo de Publicação do Artigo (Word)
Template  – Modelo de Submissão do Artigo (Word)
Template – Apresentação do Artigo (Powerpoint)

Em caso de dúvidas estamos disponíveis nos seguintes contactos (WhatsApp) em Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal:

+224 923 338 822 – Cláudia Paulo
+238 981 0748 – Eliane da Graça
+244 931 170 832 – Augusto Lunganga
+258 86 865 5650 – Ana Lúcia
+244 941 134 263 – Esperança Lufundisso
+258 82 946 3607 – Gil Sevene
+244 934 183 510 – Conceição da Silva
+258 82 653 7882 – Gilmar da Conceição
+55 38 99828 6520 – Carla Burle
+351 932 515 555 – João Samartinho
+55 45 8405 7715 – Cleber Sarafin
+258 84 544 4330 – Rogério Romão

Grupo alvo

Poderão participar neste simpósio todos os estudantes que estejam a frequentar o ensino superior (graduação e pós-graduação), docentes, investigadores, gestores/funcionários das instituições públicas/privadas e a sociedade no geral.

Cartaz PDF

Cronograma PDF