Politécnico de Santarém co-organiza o II Simpósio de Economia e Gestão da Lusofonia

O II Simpósio de Economia e Gestão da Lusofonia decorreu na Universidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, de 24 a 26 de maio, tendo como lema “Fazer da economia e da gestão uma força motriz no processo de desenvolvimento”.

Contou com a participação de doze parceiros da rede de cooperação científica. Estiveram presentes as universidades e institutos de ensino superior de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.

Durante três dias este Fórum de debate de Economia e Gestão foi um espaço onde investigadores de países lusófonos se dedicaram à apresentação e discussão dos seus trabalhos de investigação nas áreas económicas, de gestão, finanças, contabilidade, ambiente, sustentabilidade e áreas afins.

O Programa do evento contou com a visita às instalações da Universidade do Mindelo e apresentação das instituições co-organizadoras.

A abertura do Simpósio contou com o discurso de boas vindas do Magnífico Reitor da Universidade do Mindelo, Prof. Doutor Albertino Graça, seguido de uma aula de sapiência proferida pelo Prof. Doutor José Graça, Docente da Universidade do Mindelo.

Seguiram-se três dias, onde em dois Auditórios, decorreram 44 apresentações temáticas. Na abertura dos trabalhos diários bem como no encerramento dos mesmos, houve espaço para a intervenção de Reitores, Presidentes e Diretores.

O IPSantarém teve uma importante participação, que se pautou pela apresentação de quatro artigos (onde os seus autores eram não apenas docentes do instituto mas também alunos, ex-alunos e empresas parceiras nomeadamente em desafios Demola).

Na sessão de encerramento, contou ainda, com a apresentação “Parceiros e projetos” pelo Pró-presidente para a Área da Internacionalização e Cooperação, Prof. João Samartinho e pela Vice-Presidente do IPSantarém, Prof.ª Sónia Seixas que interveio no encerramento dos trabalhos.

A Professora Sónia Seixas realçou o facto do IPSantarém ser a próxima Instituição a acolher este este evento, em Santarém, de 15 a 17 de novembro de 2022, convidando todos as instituições parceiras a estarem presentes.

No final houve ainda espaço para assinatura de Acordos de Cooperação entre as Instituições co-organizadoras e foto de grupo.