Politécnico de Santarém – Investimentos realizados e apoiados através do Fundo Ambiental no período de Programação 2023-2025

Investimento TC-C13-i02 – Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central, enquadrado na Componente C13 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

No edifício da Agricultura da Escola Superior Agrária, o Instituto Politécnico de Santarém iniciou as intervenções previstas que incidem nas seguintes tipologias: substituição de vãos envidraçados, isolamento térmico em coberturas; substituição dos sistemas de AVAC; substituição integral das luminárias; instalação de sistemas de produção de energia elétrica para autoconsumo.

A implementação destas medidas resulta numa redução do consumo energético em cerca de 24.409 kWh/ano, a que corresponde uma poupança expectável de cerca de 3.591 €/ano. Estima-se uma redução do consumo de energia primária anual de 61.023 kWhEP.
Assim, a operação a desenvolver no âmbito da candidatura apresentada evidencia um adequado enquadramento tendo em consideração o Plano de Eficiência ECO.AP 2030, e o conjunto de metas que o Estado Português tem de cumprir até 2030, contribuindo para o atingimento dos seguintes objetivos elencados neste Plano:

• Reduzir em 40% os consumos de energia primária;
• Contribuir para que 10% do consumo de energia seja assegurado por soluções de autoconsumo com origem em fontes de energia renovável;
• Reduzir materiais em 20%;
• Alcançar 5% de taxa de renovação energética e hídrica dos edifícios pelo ECO.AP (ou seja, das entidades da Administração Pública direta e indireta, incluindo serviços centrais e periféricos).

Também estão previstas obras noutros edifícios do Conselho Científico, Administração e Administrativos.