O Politécnico de Santarém, através do Gabinete de Responsabilidade Social do IPSantarém, promoveu o Encontro “Pobreza e Educação em Portugal: que relação?”, no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. O evento decorreu no passado dia 22 de outubro na Escola Superior de Educação do Politécnico de Santarém, e contou com a colaboração do núcleo distrital da Rede Europeia Anti-Pobreza.
A abertura do encontro ficou a cargo da Vice-presidente do Politécnico de Santarém, Sónia Seixas, da Subdiretora da Escola Superior de Educação, Ana Loureiro, da Coordenadora Nacional da EAPN Portugal, Maria José Vicente e do Representante das Associações de Estudantes do Politécnico de Santarém, António Cruz.
Durante a manhã no I Painel sobre “Pobreza e Educação: que percurso para a mudança” foram abordados temas como “A Pobreza em Portugal: Trajetos e Quotidianos” apresentado por Fernando Diogo , Professor na Universidade dos Açores e autor de vários estudos sobre esta matéria e o tema “Como Vivem as Pessoas em Situação de Pobreza: Relação entre Pobreza e Educação?” da responsabilidade de Maria José Vicente da EAPN. A moderação esteve a cargo de Maria Elisabete Filipe, da Câmara Municipal de Santarém.
No II painel , com o tema Práticas inovadoras/transformadoras, foi apresentado o “Projeto Escolas Transformadoras e o Núcleo de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global da ESE-IPSantarém” pela professora Leonor Teixeira, da Escola Superior de Educação e “O porquê do Agrupamento de Escolas de Alcanena de ser um exemplo de uma Instituição portuguesas de ensino, considerada mais inovadora pela Microsoft” por Ana Cláudia Cohen, Diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena. A manhã terminou com o tema “A voz dos Alumni”, com Carlos Martinho. Como moderador, esteve presente José Avelino, diretor do Centro de Formação Da Lezíria do Tejo.
Durante a tarde, decorreu uma oficina prática – “Que Modelo(s) de escolas transformadoras e inclusivas queremos?”, da responsabilidade do Professor Álvaro Cidrais. Pretendeu-se com esta oficina pensar, de modo colaborativo, sobre o modelo da escola num novo paradigma de vida, de aprendizagem e de co-desenvolvimento, corresponsável e global, de base comunitária, que ajude a reduzir as desigualdades e a pobreza, garantindo as autonomias e as diversidades criativas (inclusivas) que lidam com as oportunidades numa abordagem positiva, gerando soluções adequadas ao presente/futuro”.
A iniciativa contou com a presença de educadores, interventores sociais, estudantes, docentes, não docentes e comunidade em geral, sendo que a organização realça o elevado nível de participação e o forte envolvimento da comunidade académica e de parceiros locais.
A sessão de encerramento contou com a presença da professora Sónia Seixas – Vice-presidente do IPSantarém , Edite Duarte, Coordenadora do Gabinete de Responsabilidade Social do IPSantarém e Ricardina Dias, Técnica do Núcleo Distrital de Santarém – EAPN Portugal.