RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS: COMO FOI? COMO SERÁ?
Sabe-se que o retorno às aulas presenciais no final de 2021 e no início de 2022, no Brasil, deflagrou um cenário educativo inquietante, estudantes desmotivados e com fragilidades na aprendizagem devido ao tempo estendido de ensino remoto. Em Portugal, embora o tempo de fechamento das escolas tenha sido menor, houve movimentos de mudanças, para atender novas realidades. Várias preocupações invadiram as mentes e a prática dos educadores, mas uma delas foi a mais evidente: o que, concretamente, os estudantes aprenderam durante esse período?
Diante disso, formula-se a seguinte questão para nortear esse dossiê: Quais ações a instituição educacional, abrangendo do ensino básico à Universidade, desenvolveu para que essa lacuna educativa fosse preenchida nos tempos atuais? Nesse universo reflexivo surge a expressão Recomposição das Aprendizagens como um desafio aos educadores como um todo. Há diversos desdobramentos de conceitos e termos, incluindo-se o “novo normal”, que aguardam mais discussão teórica e prática.
Sob essa perspectiva, pensamos ser relevante um olhar mais aprofundado da comunidade científica sobre tais questões, emergindo a proposta do presente dossiê. Compreendemos que a literatura científica sobre o tema em destaque precisa ser mais ampliada, objetivando identificar as práticas utilizadas para que essa recomposição de aprendizagens pudesse se efetivar, apontando casos de sucesso, projetos inovadores, dificuldades e novas soluções de pesquisa e ações
Nesse sentido, a proposta de artigos para o presente dossiê englobará, portanto, textos que relatem como as unidades educativas atuaram para que os estudantes pudessem aprender nessas novas condições e o que ficou para trás. O que de fato corresponde à realidade atual e como os docentes se preparam para atender tal demanda?
Propostas de artigos e estudos sob tais aspectos serão bem-vindas como contribuições para esse número da Revista Interacções.
Editoras Convidadas:
– Roseli Trevisan – Consultora da Secretaria Municipal da Educação – São Paulo e professora da Escola Técnica Estadual – Monguagá – SP
– Marilene Garcia – Consultora da Secretaria Municipal da Educação – São Paulo – Pesquisadora do PUC-SP e da Universidade Aberta de Portugal
– Cristiane Nobre Nunes – Consultora da Secretaria Municipal da Educação – São Paulo- professora e pesquisadora da UNICID- SP
– Kátia Valéria Gonzaga – Consultora UNESCO, OEI e PNUD – Brasil e Portugal – Pesquisadora da Universidade de Lisboa – Portugal
Datas importantes:
– Submissão de artigos: até 15 de fevereiro de 2023.
– Notificação aos autores e autoras: até 15 de março de 2023
– Submissão dos artigos finais: até 03 de abril de 2023
– Publicação do número: 15 de maio 2023
Mais informação aqui: Revista Interacções