Ação de curta duração: Explorar matemática e ciências em modelos de rochas criados com cápsulas de café
Nesta ação de curta duração (ACD), os formandos irão criar um modelo de uma rocha (granito) a partir de minerais simulados com cápsulas de café de diferentes cores. As cápsulas de café são um resíduo comum e esta proposta de trabalho fomenta a sua reutilização com propósito didático.
A ACD Visa capacitar os formandos para: a) criar modelos de rochas através da reutilização de materiais; b) explorar as potencialidades dos modelos de rochas na aprendizagem da matemática e das ciências. Os modelos reproduzem os aspetos visuais ou as estruturas do que está a ser modelado, transformando-se numa simulação da realidade. A investigação tem revelado que a utilização de modelos em contexto educativo é benéfica para a aprendizagem de temáticas diversificadas em ciências naturais e matemática. A construção de modelos promove nos alunos o desenvolvimento do raciocínio científico e de saberes relacionados com o processo científico, como recolher factos, criar explicações, comunicar e argumentar. Por essa razão, a criação de modelos é sugerida como uma abordagem pedagógica relevante na educação em ciências dos 5.º e 6.º anos.
A análise da constituição das rochas e a criação de modelos proporciona o desenvolvimento do conhecimento matemático em diferentes temas matemáticos e capacidades matemáticas, com particular foco na comunicação matemática e nas representações múltiplas dos número racionais, nomeadamente decimal, fração e percentagem.
Nesta ação de formação serão usadas abordagens ativas, como o Inquiry-Based Learning, assentes numa componente significativa de trabalho prático. As tarefas que serão concretizadas na ação de formação possuem uma forte relação interdisciplinar entre as ciências e a matemática. Nas ciências é explorado um dos subsistemas terrestres, a geosfera, com foco na distinção entre mineral e rocha. Em matemática, as tarefas realizadas enquadram-se no tema de Geometria e Medida, nos subtópicos propriedades de poliedros e planificações de poliedros, e no tema Números, nos subtópicos percentagem e comparação e ordenação.
Objetivos
• Criar modelos de rochas a partir de minerais simulados com cápsulas de café.
• Discutir o ensino da relação entre percentagens e frações de denominador 100, com recurso aos modelo de rochas.
• Refletir sobre abordagens educativas interdisciplinares.
Duração: 3 horas | Horário: 17h às 20h
Local: CreativeLab 1 (E1.01)