ESES • Aula aberta – Práticas sociais de linguagem e cidadania na aula de Língua Portuguesa

Aula Aberta

Aula aberta

Comunicar em Língua Portuguesa – Licenciatura em Educação Básica

“Práticas sociais de linguagem e cidadania na aula de Língua Portuguesa”

Nathália Gasparini
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Doutoranda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Nesta aula, a professora apresentará um projeto realizado na disciplina de Língua Portuguesa no ensino secundário de uma escola pública brasileira. O tema do projeto consistiu nos problemas vividos pela comunidade escolar, situada em um território historicamente desfavorecido de uma grande cidade, no contexto de retorno às aulas após a pandemia de COVID-19. Os objetos de ensino envolveram diferentes níveis de saberes, entre eles: leitura e escrita de cartas de solicitação/reclamação; aspectos linguístico-discursivos relacionados à coesão em textos argumentativos, e esferas de atuação do poder público municipal. O processo de ensino e aprendizagem foi documentado e analisado (Gasparini & Carnin, 2023) e pode servir de exemplo acerca de como as práticas sociais de linguagem relevantes à cidadania plena, quando colocadas no centro da aula de Língua Portuguesa, representam espaços privilegiados de transformação de conhecimentos e de capacidades de ação dos estudantes.

Partilhar: