ESES • Evento Multiplicador do Projeto ERASMUS + Revealing

Revealing

Convite a todos os interessados

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém acolhe a realização do evento multiplicador do Projeto ERASMUS + Revealing, que decorrerá no 10 de abril de 2024, entre as 14h às 18h, no Auditório 1 da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.

O Projeto ERASMUS+ REVEALING (Realisation of Virtual Reality Learning Environments for Higher Education) é um projeto cofinanciado pelo Programa Erasmus+, que reúne 6 parceiros de cinco países (Portugal, Alemanha, Chipre, Grécia, Polónia). Teve como objetivo criar um modelo de VRLE (Virtual Reality Learning Environment, em português significa Ambiente de Aprendizagem de Realidade Virtual) na plataforma VRChat adaptado às necessidades dos utilizadores (investigadores, docentes e estudantes do ensino superior) das Instituições de Ensino Superior.

A docente Daniela Pedrosa da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, integra a equipa de investigadores de Portugal (via Universidade Aberta) do projeto como colaboradora voluntária.

O programa conta com dois painéis de discussão:

1) Painel Nacional – Iniciativas no Instituto Politécnico de Santarém em que conta com a presença da Professora Cristina Novo, Professora Dina Rocha e Professora Inês Messias;

2) Painel Internacional que conta com a participação do Professor Dennis Beck da Universidade de Arkansas dos Estados Unidos da América (online) e da Professora Eliane Schlemmer da UNISINOS, Brasil (online).

Serão apresentados os resultados do Projeto Revealing, nomeadamente os cenários de aprendizagem virtuais pelo Professor Kasapakis Vlasios, Universidade do Egeu, Grécia (online), e o modelo de Design Instrucional e o Diretório de Recursos pela Bolseira Maria Castelhano da Universidade Aberta.

Na sessão de aberta conta com a presença da Vice-Presidente do IPSantarém, Professora Sónia Seixas, da Pró-Presidente para a área da Inovação IPSantarém, Professora Maria Barbas, da Subdiretora da ESES IPSantarém, Professora Ana Loureiro, do Coordenador do Projeto REVEALING, Professor Leonel Morgado (Universidade Aberta & INESC TEC) e da Professora Daniela Pedrosa (ESES-IPSantarém).

A equipa do projeto convida à participação de todos os interessados, em que se proporcionará ainda momentos de experimentação imersiva com Óculos de Realidade Virtual.

projeto Revealing