ESES • Semana da Ciência e da Tecnologia 2023 – Oficinas destinadas a crianças do 1.º ciclo

Semana da Ciência - Oficinas destinadas a crianças do 1.º ciclo

No âmbito da Semana da Ciência & Tecnologia 2023, organizada pela Ciência Viva e das comemorações do dia Nacional da Cultura Científica, o Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da Escola Superior de Educação de Santarém dinamiza um conjunto de atividades destinadas a crianças do 1.º CEB. No dia 21 de novembro, das 9h30min às 12h30min, organiza as Oficinas Pedagógicas de Educação Ambiental com a colaboração de estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza e no dia 23 de novembro, no mesmo horário, organiza as Oficinas do Jogo e da Matemática com a colaboração de estudantes do 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica.

Estas oficinas têm como objetivos: 1) desenvolver a compreensão sobre a importância do equilíbrio dos ecossistemas na preservação da biodiversidade; 2) sensibilizar para a adoção de comportamentos que minimizem problemas ambientais tais como a gestão e valorização de resíduos, preservação dos ecossistemas através de hands-on com jogos e robótica; 3) desenvolver uma predisposição positiva para a Matemática a partir do jogo e do lúdico; 4) contribuir, através de jogos, para o desenvolvimento do gosto, da autoconfiança (para aprender Matemática) e da capacidade de raciocínio.

Estas atividades inserem-se nos eventos da Semana da Ciência & Tecnologia 2023, organizada pela Ciência Viva, que assinala o Dia Nacional da Cultura Científica celebrado a 24 de novembro.

GALERIA DA ATIVIDADE DO DIA 21 DE NOVEMBRO

OFICINAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL