ESES • Semana internacional Comenius Association International Week

Comenius

A Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) organiza, de 15 a 19 de abril de 2024, uma Semana Internacional, que é uma iniciativa europeia da Associação Comenius, e que conta com a colaboração do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano e do Instituto Português do Desporto e da Juventude – Centro de Juventude de Lisboa (IPDJ – CJL). Os objetivos gerais desta semana são dar a oportunidade aos estudantes de contactarem uma realidade sociocultural diferente, tomarem conhecimento de outro sistema educativo e discutirem um tema que seja de interesse à sua formação, enquanto cidadãos europeus. Esta semana conta com a participação de 19 estudantes estrangeiros, procedentes de instituições parceiras de ensino superior, que frequentam cursos de formação de professores e de educadores sociais, procedentes da Bélgica, da Alemanha, da Noruega, de Itália e da Suíça. Participam, também, 4 estudantes de ESES.

O tema desta semana internacional é “Liberdade e Cidadania na Europa”, havendo ainda uma abordagem quanto ao papel dos média quer na construção da cidadania europeia quer na consolidação da democracia. Os estudantes participam em várias atividades, nomeadamente ateliês, debates, trabalhos de grupo – dinamizados por 4 professores da ESES e 1 professor da Inholland University of Applied Sciences / Hogeschool Inholland– e, também, numa visita à Escola Básica do 1º Ciclo / Jardim de Infância, do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano. Para além das atividades de natureza académica, o programa integra uma visita ao centro histórico da cidade e dois momentos de encontros culturais, dinamizados pelos próprios estudantes.