ESES • SIMPÓSIO DE ESTUDANTES SOBRE O SUICÍDIO (ERASMUS+)

Student Symposium on Suicide
Durante a semana de 11 a 15 de março, realiza-se, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, o Simpósio de Estudantes sobre Suicídio, um Blended Intensive Program Erasmus +, no qual estudantes e professores/as do ensino superior da Alemanha, Áustria, Bélgica, Lituânia e Portugal exploraram o papel do/a educador/a social na prevenção e tratamento do comportamento suicida.

Trata-se de um intercâmbio híbrido envolvendo atividades presenciais e a distância. A intenção desta semana é aprender em conjunto, inspirar e ser inspirado e estimular a interação entre estudantes sobre um tema que tem um impacto substancial no campo de trabalho sociocultural. O suicídio é um problema mundial que afeta tanto jovens como pessoas adultas. É importante que os/as futuros/as educadores/as tenham formação suficiente para compreender a problemática e responder a situações com ela relacionadas. Para além disso, o tema do suicídio pode ser culturalmente difícil e, muitas vezes, continua a ser um tabu.

O BIP comporta 4 reuniões online com os/as estudantes e docentes: 2 para apresentação dos/as participantes e de números e factos relacionados com o suicídio, em cada país, 1 reunião de acompanhamento e 1 reunião de reflexão para avaliação do Projeto.

O programa da semana presencial inclui uma abordagem dos aspetos psicológicos, sociológicos e filosóficos do suicídio; conteúdos sobre diagnóstico social e prevenção e formas de lidar com o luto; o Suicídio na comunidade LGBTQ, narração de histórias na cidade de Santarém, visita botânica ao campus do Politécnico, jantar português e jantar internacional.

O programa inclui ainda energizers, produção de podcasts (com a colaboração da Waves Of Youth) e atividades artísticas e socioeducativas baseadas num conceito inovador de “Escape room, Safe room, No room” (com a colaboração da empresa Produções Fixe e a Associação Pictorin), em que os/as participantes vão ter de sair de um “escape room”, resolvendo desafios que lhes serão dados; criar um “safe room” (espaço seguro), com objetos diversos; passear ao ar livre no campus do Politécnico, abraçando e fotografando a natureza (“no room”) e formas como nos conectamos com ela e nos desconectamos dela.

Na quinta-feira, dia 14 de março, pelas 20h30, Auditório 1, haverá um concerto de jazz de entrada livre, gratuito e aberto à comunidade local, com um quinteto de jazz da Universidade Lusíada: Laura da Silva Soares (voz), José Amoreira (baixo), Pedro Lopes (piano), Salvador Costa (saxofone), André Cunha (bateria).

cartaz concerto