IPSantarém e Universidade de Santiago: um parceiro estratégico

No final do mês de março de 2022 a Universidade de Santiago, em Cabo Verde, recebeu a visita do IPSantarém reforçando, mais uma vez, a sua colaboração e parceria.

Destaca-se a presença de duas estudantes do IPSantarém, da Escola Superior de Educação de Santarém, que foram à Universidade cabo-verdiana realizar os seus estágios curriculares para a licenciatura em Produção Multimédia em Educação (180 horas). As estudantes Mariana Reis e Maria Inês Tordo encontram-se a realizar os seus estágios no Gabinete de Imagem da Universidade de Santiago e no Agrupamento de Escolas de Santa Catarina. Em testemunho pessoal à Universidade de Santiago, as alunas referiram que este estágio curricular serve para implementar o que foram aprendendo ao longo dos três anos de licenciatura e que tem sido um incentivo a desafiarem-se num contexto profissional internacional.

A nível institucional foi realizada uma reunião de trabalho com o Magnífico Reitor da Universidade de Santiago, Professor Doutor Gabriel Fernandes, o Professor Luís Rodrigues da Universidade de Santiago, que contou com a presença do Pró-Presidente para a Internacionalização e Cooperação, Professor Doutor João Samartinho, a Subdiretora da Escola Superior Agrária do IPSantarém, Professora Doutora Margarida Oliveira e a Coordenadora do CCTIC, Professora Cristina Novo. Nesta reunião de trabalhos foram abordados os atuais projetos e colaborações nos cursos da Universidade de Santiago.

Foi dada especial atenção a projetos que se encontram em fase de execução, o projeto “Inovação Digital CV”, cuja primeira fase do projeto piloto terminou em outubro de 2021 e contou com a participação de quatro escolas da ilha de Santiago: Liceu Amílcar Cabral e Escola Técnico Grão Duque Henri, ambos situados na cidade de Assomada, a Escola Secundária de Achada Grande Frente, na cidade da Praia e a Escola Secundária do Agrupamento N.º 1 do Tarrafal, no Tarrafal.

O projeto “Inovação Digital CV” surgiu com o objetivo de capacitar, com competências digitais, os docentes das escolas da ilha de Santiago, em Cabo Verde. Teve, enquanto projeto piloto, os objetivos e capacitar o corpo docente das escolas através de áreas como a educação para a Cidadania Digital, de formar o corpo docente para a exploração de plataforma Moodle e na formação e conceção de páginas Web. Irá agora entrar na sua segunda fase de execução que incluirá a participação e integração no projetos de Associação cabo-verdianas da ilha de Santiago.

A parceria e a rede colaborativa entre o IPSantarém e a Universidade de Santiago também tem vindo a crescer nomeadamente ao nível da participação de docentes do IPSantarém na lecionação e orientação de trabalhos de dissertação de mestrados, assim como no envolvimento do IPSantarém na formação e capacitação de docentes. Estas capacitações contribuíram e facilitaram, no decorrer da situação pandémica da Covid-19, para o sucesso que a Universidade de Santiago que conseguiu ao nível da sua oferta formativa em modelos de blended-Learning, ajudando a tornar possível e a potenciar a frequência em cursos da Universidade de Santiago para alunos de vários pontos do mundo.

De referir ainda a realização de seminários e aulas abertas, como é o caso da sessão aberta do Mestrado em RED do IPSantarém, que contou com cerca de 100 participantes.

Realizou-se também, no passado dia 18 de março, na Universidade de Santiago, uma tertúlia intitulada de “As transformações no século XXI e as suas implicações na Gestão de Pessoas nas Organizações,” orientada pela Professora Doutora Nélia Filipe, do IPSantarém.

Esta docente do IPSantarém foi convidada a lecionar a unidade curricular de “Gestão Estratégica de Recursos Humanos” do mestrado da Universidade de Santiago em Gestão de Recursos Humanos. O modelo utilizado considerou a lecionação de uma primeira parte desta disciplina à distância e outra parte lecionada na Universidade de Santiago em modo presencial. Segundo a Professora Nélia Filipe o feedback dado pela coordenadora do curso, Professora Ester Silva, foi bastante positivo. Os alunos mostraram-se muito recetivos e interessados na unidade curricular e gratos pela vinda da docente do IPSantarém.