As equipas envolvidas na atualização de livros didáticos do 1.º e do 3.º ciclos do ensino básico (Português, Matemática, Ciências Naturais e Geografia) realizaram um total de 12 reuniões de trabalho durante a 2.ª Missão Conjunta de Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas parceiras do #ERGUES, que decorreu entre 9 e 20 de setembro.
Nestes encontros, os agentes educativos são-tomenses e os seus colegas das IES tiveram oportunidade de trabalhar colaborativamente, em modalidade presencial, sobre algum do material já elaborado e de (re)definir a estratégia de ação a seguir nos próximos meses, que consistirá em trabalho, maioritariamente, à distância.
Realizou-se, também, um seminário restrito com todos estes colaboradores do Eixo 2 do Projeto e, ainda, com elementos de um dos grupos multissetoriais de trabalho do Eixo 1 (Ensino Técnico-Profissional), com a Equipa de Coordenação Local e com representantes da Cooperação Portuguesa – num total de 47 pessoas –, no qual se discutiu uma proposta de “Perfil do Aluno São-Tomense à Saída do Ensino Básico e do Ensino Secundário”.
Este documento visa constituir-se como uma “matriz que orienta a tomada de decisões no âmbito do desenvolvimento e implementação dos currículos, [e, consequentemente, na elaboração de recursos didáticos] consistente com uma visão de futuro relevante para os jovens são-tomenses.”
O #ERGUES é financiado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P. e coordenado e cofinanciado pela #AMVF e pelo IMVF. Tem como parceiros de implementação e cofinanciadores a Universidade de Aveiro, a Universidade de Évora, o Politécnico de Santarém e a Universidade Católica Portuguesa, e como parceiros de implementação e beneficiários o Ministério da Educação Cultura e Ciências – São Tomé e Príncipe e a Universidade de São Tomé e Príncipe.