VI SIMPÓSIO DE ECONOMIA E GESTÃO DA LUSOFONIA – 2024

VI SIMPÓSIO DE ECONOMIA E GESTÃO DA LUSOFONIA – 2024
Instituto Federal do Paraná – Foz do Iguaçu – Brasil – 25 a 28 de junho 2024
Educação, Tecnologia e Inovação

 

Fórum de Debate de Economia e Gestão
É um espaço onde investigadores de países lusófonos se encontram, apresentam e discutem os seus trabalhos de investigação, sendo elegíveis todas as pessoas que reúnam o título de bacharel, licenciado, mestre ou doutor nas áreas da economia, da gestão, das finanças, da contabilidade, do ambiente, da sustentabilidade e demais áreas afins.

 

Objetivos
Facilitar o entrosamento dos investigadores.
Aproximar povos e instituições de ensino, criando oportunidades de mobilidade de quadros.
Refletir sobre os impactos socioeconómicos nas diversas áreas.

 

Candidatura

  1. Tem direito de submissão de comunicação nas áreas da economia, da gestão, das finanças, da contabilidade, do ambiente, da sustentabilidade e demais áreas afins, todos aqueles que possuam o grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor.
  2. O candidato pode submeter no máximo dois artigos científicos para o Simpósio.
  3. Os artigos deverão incluir uma nota final que explicite a utilização ou não utilização do novo acordo ortográfico.

 

Tipo de Trabalho Aceito
Serão aceites trabalhos:

  • Inéditos e em português ou inglês;
  • No formato word;
  • Nos quais se verifique a conformidade em relação à Estrutura do Artigo Cientifico (ver em “Estrutura do Artigo Científico”).


Observação:
Os trabalhos que não estiverem no formato de artigo científico e não forem enviados no formato Microsoft Word, não serão aceites.

 

Grupo Alvo
Poderão participar neste simpósio todos os estudantes que estejam a frequentar o ensino superior (graduação e pós-graduação), docentes, investigadores, gestores/funcionários das instituições públicas/privadas e a sociedade no geral.

 

Estrutura do Artigo Científico

O Artigo deve ter a seguinte estrutura:

1. Título / Proponente
Título: Deve estar destacado
Proponente: Deve ter o nome do autor e dos co-autores (caso existam)
Devem ser indicadas as instituições de todos os proponentes e os respectivos endereços de e-mail.

2. Resumo
Deve ter no máximo 400 palavras.
Deve ter no mínimo três e no máximo cinco Palavras-Chave, separadas por vírgula.

3. Abstract
Resumo apresentado na língua inglesa.

4. Introdução
Deve de forma clara e objetiva enquadrar o leitor a cerca do tema/assunto estudado.

5. Fundamentação Teórica/Estado da Arte
Deve identificar os principais conceitos e modelos teóricos referenciais para sustentar o estudo realizado.

6. Metodologia
Deve-se listar os materiais usados e explicar os métodos de investigação aplicados no estudo.

7. Resultados e Discussão
Deve-se usar para relatar os resultados e discuti-los, fazendo um juízo dos mesmos e avaliando os resultados
encontrados.

8. Conclusões ou Considerações Finais
Deve conter as conclusões ou considerações finais constatadas com base nos resultados obtidos na secção anterior e as mesmas devem estar alinhadas com os objetivos e a(s) questão(ões) de partida ou pesquisa.

9. Referências Bibliográficas | Citações
As fontes podem incluir livros, enciclopédias, revistas, artigos, página de internet, etc. As citações e referências devem obedecer às normas da ABNT.

10. Formatação e Número de páginas
O Artigo a submeter tem de respeitar as seguintes regras gerais de formatação:
Estar formatado com o tipo de letra Arial, tamanho 11, espaçamento entre linhas Simples, espaço de opts antes e depois do parágrafo.
Deve ter entre 8 a 12 páginas.

11.Linguagem
Deve ser objetiva e precisa, não sendo permitida a utilização de termos que geram dúvidas como: mais ao menos, relativamente, etc.

12.Cronograma

Atividades Data
Submissão dos trabalhos 11/03/24 a 11/05/24
Divulgação dos trabalhos aceites

Até

31/05/2024

Envio das apresentações

(PowerPoint)

Até

10/06/2024

Envio do Artigo corrigido

 

Até

15/06/2024

Publicação dos anais 2º semestre 2024

 

 

Site Oficial do VI SIMPÓSIO DE ECONOMIA E GESTÃO DA LUSOFONIA – Instituto Federal do Paraná – Foz do Iguaçu – Brasil

VI Simpósio de Economia e Gestão da Lusofonia

Todas as informações no site oficial do IFPR – Instituto Federal do Paraná (Template, submissão de artigos, inscrição no Simpósio)

 

As inscrições e a submissão do artigo devem ser realizadas pelo formulário:
https://forms.gle/gz8fXeNTVEGKdBwb6
Em caso de dúvidas, escrever para o e-mail eventovirial@gmail.com


Formulário

 

Apresentação dos Trabalhos

O evento irá decorrer de forma híbrida:
▪ Online – Com recurso a plataformas de vídeo conferência e;
▪ Presencial – Na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná – Brasil, nas instalações do IFPR.

O orador terá no máximo 10 minutos para fazer a sua comunicação e em seguida serão concedidos 20 minutos para a apresentação de dúvidas e debates.

Para mais detalhes sobre a participação no evento de forma presencial, entrar em contato com a comissão organizadora.
Observação: Os certificados só serão emitidos para os participantes do simpósio.

 

Cronograma do Evento

Data Atividades
24 junho Chegada das Delegações a Foz do Iguaçu
Recepção das Delegações pelo IFPR
Trabalhos de Concertação inerentes as atividades da RIAL e do VI Simpósio
19h – Assembleia Geral da RIAL – Jantar por adesão com os membros da RIAL
25 junho 9h – Abertura do VI Simpósio com coffee break
10h às 12h – DIA 1 – Início das apresentações das comunicações e debate
Almoço livre por adesão
14h às 18h – DIA 1 – Continuação das apresentações das comunicações e debates
26 junho 9h às 18h – DIA 2 – Continuação das apresentações das comunicações e debates
27 junho

 

9h às 12h – DIA 3 – Apresentações das Comunicações e experiências exitosas
14h – Assinatura de Protocolos de cooperação entre as instituições presentes
16h – Passagem de testemunho
18h – Encerramento do VI Simpósio
20h- Jantar de gala por adesão para os membros da RIAL
28 junho 8h às 12h – Visita Técnica na ITAIPU
29 junho Regresso das Delegações

 

Contatos (Whatsapp)

+55 41 98827 9048 – Daniel Bussolaro
+55 45 99960 2606 – Kayla Walquiria Garmus
+55 38 99964 8210 – Thiago Lamonier
+55 38 99828 6520 – Carla Burle
+55 61 98181-6724 – Anderson Galvão
+244 93 363 7273 – Eurico Josué Ngunga
+224 923 338 822 – Cláudia Paulo
+244 934 183 510 – Conceição da Silva
+258 84 771 0584 – Egidio Placido
+258 82 653 7882 – Gilmar da Conceição
+258 84 224 4646 – Castro Cardoso
+258 86 865 5650 – Ana Lúcia
+258 84 544 4330 – Rogerio Romão
+238 981 0748 – Eliane da Graça
+238 918 1578 – Luis Rodrigues
+239 906 0300 – Homildo Fortes
+351 932 515 555 – João Samartinho

 

 

 

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