ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR

Apresentação da Escola Superior de Desporto de Rio Maior

Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) é uma unidade orgânica do Politécnico de Santarém (IPSantarém), especializada na formação, investigação e prestação de serviços na área do desporto.

Enquanto instituição de ensino superior pública, com responsabilidades sociais, é nosso dever informar e partilhar, com toda a comunidade interna e externa, informação sobre as diferentes atividades que vamos desenvolvendo ao longo do tempo.

Missão

Produzir, aplicar e disseminar conhecimento, no âmbito das ciências do desporto, proporcionando uma formação assente num sólido saber de base científica, tecnológica e pedagógico, e com uma elevada relação experimental nos diferentes contextos profissionais do desporto, visando, através da formação humana, cultural, científica e técnica dos seus alunos, do intercâmbio nacional e internacional, e da prestação de serviços à comunidade, contribuir para o desenvolvimento técnico e científico do Desporto e para o progresso socioeconómico da região, num panorama de competitividade internacional.

História

Escola Superior de Desporto de Rio Maior foi criada pelo Decreto-Lei n.º 352/97, de 5 de Dezembro, como unidade orgânica do Instituto Politécnico de Santarém. O Professor Doutor José Rodrigues foi nomeado, como primeiro Diretor, por despacho do Ministro da Educação, n.º 4013/98, de 6 de Maio de 1998, publicado em Diário da República, II série, n.º 142, de 23 de Junho de 1998. Tomou posse a 22 de Julho de 1998.
O Conselho Científico foi nomeado por despacho do Secretário de Estado do Ensino Superior, n.º 12010/98, de 23 de Junho de 1998, publicado em Diário da República, II série, n.º 160, de 14 de Julho de 1998. Em 12 de Junho de 2003, a Assembleia Estatutária aprovou os Estatutos da ESDRM, que foram homologados pelo Presidente do IPSantarém, Professor Doutor Jorge Justino, em 4 de Julho de 2003 e publicado em Diário da República, Despacho n.º 14356/2003 (2.ª série) de 23 de Julho.

As atividades letivas tiveram início no ano letivo de 1998/99, com os cursos de Desporto, na variante de Treino Desportivo de Alto Rendimento (opções de Futebol, Atletismo e Natação) e na variante de Condição Física.