ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR

Gabinetes Funcionais – Escola Superior de Desporto de Rio Maior

Os Gabinetes Funcionais são unidades de apoio científico, pedagógico, técnico, de investigação e de extensão à comunidade, nos domínios de atuação que lhes são próprios. O ponto 3 do artigo 56.º dos estatutos da Escola Superior de Desporto de Rio Maior identifica quais são os gabinetes funcionais
Gabinete de Apoio à Empregabilidade e Empreendedorismo (GAEE)

As competências do Gabinete de Apoio à Empregabilidade e Empreendedorismo (GAAE) são definidas, nos termos do artigo 58.º do Estatutos da ESDRM.

O Gabinete de Apoio à Empregabilidade e Empreendedorismo (GAEE) pretende ser uma estrutura de apoio ao aluno e diplomado da ESDRM na sua integração profissional, através da facilitação de locais de estágio e da procura ativa de emprego. Pretende, ainda, dispor de ferramentas que lhe permitam criar um espírito empreendedor na sua vida ativa.

Relatório sobre Empregabilidade dos Diplomados ESDRM

2ª a 6ª feira – 9:30 às 13:00

Gabinete de Apoio Psicológico (GAP)

As competências do Gabinete de Apoio Psicológico (GAP) são definidas, nos termos do artigo 58.º do Estatutos da ESDRM.

O Gabinete de Apoio Psicológico (GAP) é uma estrutura inserida na ESDRM vocacionada para a prestação de serviços relacionados com a avaliação e apoio psicológico e psicopedagógico, dirigido aos alunos e funcionários.

[Docente] Luís Gonzaga – Psicólogo

Grupo de Trabalho:

Por marcação, contactando o Gabinete de Apoio Psicológico

As competências do Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ) são definidas, nos termos do artigo 58.º do Estatutos da ESDRM.

Compete ao GAQ, cumprir o disposto na Lei da AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR de 22 de Março de 2007, cujo objeto da avaliação (artigo 3.º) se centra em:

  1. A avaliação tem por objeto a qualidade do desempenho dos estabelecimentos de ensino superior, medindo o grau de cumprimento da sua missão através de parâmetros de desempenho relacionados com a respetiva atuação e com os resultados dela decorrentes;

  2. A avaliação tem em especial consideração, na definição e aplicação dos parâmetros de desempenho, a diferença de objetivos entre o ensino universitário e o ensino politécnico;

  3. A avaliação tem por referencial as boas práticas internacionais na matéria.

1. São, designadamente, parâmetros de avaliação da qualidade relacionados com a atuação dos estabelecimentos de ensino superior:

    1. O ensino ministrado, designadamente o seu nível científico, as suas metodologias de ensino e aprendizagem e os processos de avaliação dos estudantes;
    2. A qualificação do corpo docente e a sua adequação à missão da instituição;
    3. A estratégia adotada para garantir a qualidade do ensino e a forma como a mesma é concretizada;
    4. A atividade científica e tecnológica devidamente avaliada e reconhecida, a um nível adequado à missão da instituição;
    5. A cooperação internacional;
    6. A colaboração interdisciplinar, interdepartamental e interinstitucional;
    7. A eficiência de organização e de gestão;
    8. As instalações e o equipamento pedagógico e científico;
    9. Os mecanismos de ação social.

2. São, designadamente, parâmetros de avaliação da qualidade relacionados com os resultados decorrentes da atuação dos estabelecimentos de ensino superior:

    1. A adequação do ensino ministrado em cada ciclo de estudos às competências cuja aquisição aqueles devem assegurar;
    2. A realização de ciclos de estudos em conjunto com outras instituições, nacionais ou estrangeiras;
    3. A procura por parte dos estudantes;
    4. A abertura a novos públicos e a capacidade de promover a sua integração com sucesso;
    5. O sucesso escolar;
    6. A inserção dos diplomados no mercado de trabalho;
    7. A produção científica e tecnológica a um nível adequado à missão da instituição;
    8. O contacto dos estudantes com atividades de investigação desde os primeiros anos;
    9. A valorização económica das atividades de investigação e de desenvolvimento tecnológico a um nível adequado à missão da instituição;
    10. A integração em projetos e parcerias internacionais;
    11. A prestação de serviços à comunidade;
    12. O contributo para o desenvolvimento regional e nacional a um nível adequado à missão da instituição;
    13. A ação cultural e, designadamente, o contributo para a promoção da cultura científica;
    14. A captação de receitas próprias através da atividade desenvolvida;
    15. A informação sobre a instituição e sobre o ensino nela ministrado.

São objetivos da avaliação da qualidade (artigo 5.º):

  1. A melhoria da qualidade das instituições de ensino superior;
  2. A informação fundamentada da sociedade sobre o desempenho das instituições de ensino superior;
  3. O desenvolvimento de uma cultura institucional interna de garantia de qualidade.

Email: gaq@esdrm.ipsantarem.pt
Telefone: 243999280

Gabinete de Equipamentos e Recursos (GER)

As competências do Gabinete de Equipamentos e Recursos (GER) são definidas, nos termos do artigo 58.º do Estatutos da ESDRM.

  • Apoiar na organização dos equipamentos e materiais desportivos, de suporte às aulas de toda a oferta formativa da ESDRM e do LID;
  • Colaborar na elaboração de propostas de aquisição (a remeter à Direção), por solicitação dos órgãos de gestão ou outras estruturas da ESDRM (Coordenadores Curso, Coordenação do LID, Coordenadores Subáreas Científica, ou de outros Gabinetes Funcionais e Serviços);
  • Apoiar no processo de consulta (orçamentação) para a elaboração das propostas de aquisição (modelo disponibilizado pelo GER ou no GDOC);
  • Gerir o processo de requisição (entregas/devoluções) dos equipamentos e materiais, verificando a operacionalidade dos mesmos após utilização;
  • Colaborar na verificação e manutenção dos equipamentos e materiais, elaborando um inventário anualmente sobre a existência e o estado de conservação dos mesmos;
  • Organizar o expediente e arquivo inerente ao gabinete.

O Gabinete de Equipamentos e Recursos (GER) é um gabinete funcional da Escola Superior de Desporto de Rio Maior com o objetivo principal de prestar apoio na organização, gestão e controlo de equipamentos e materiais desportivos, laboratoriais e audiovisuais.

Gabinete de Equipamentos e Recursos:

Recursos DNTA: [Docente] Vítor Milheiro

2ª a 6ª feira – 9:30 às 13:00

Gabinete de Formação Contínua (GFC)

As competências do Gabinete de Formação Contínua (GFC) são definidas, nos termos do artigo 58.º do Estatutos da ESDRM.

O Gabinete de Formação Contínua (GFC) é uma unidade funcional da ESDRM, orientado para satisfazer as necessidades de formação dos vários segmentos de destinatários nas áreas do desporto e educação física.

2ª a 6ª feira – 9:30 às 13:00

Gabinete de Imagem e Comunicação (GIC)

As competências do Gabinete de Imagem e Comunicação (GIC) são definidas, nos termos do artigo 58.º do Estatutos da ESDRM.

  • Promover a imagem da Escola;
  • Organizar iniciativas que projetem e divulguem a Instituição;
  • Gerir atividades de divulgação, publicidade e marketing da ESDRM;
  • Divulgar a Oferta Formativa da ESDRM, nas escolas secundárias e outros, com vista à inserção de novos alunos;
  • Organizar o calendário das atividades culturais a realizar anualmente na ESDRM;
  • Gestão do sítio da Escola Superior de Desporto de Rio Maior na internet;
  • Gestão das redes sociais, oficiais, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior;
  • Assegurar o expediente e arquivo da informação própria do setor.

O Gabinete de Imagem e Comunicação (GIC) é o serviço no seio da Escola Superior de Desporto de Rio Maior que tem a responsabilidade da Comunicação e Imagem da instituição, interna e externamente.

2ª a 6ª feira – 9:30 às 13:00

Visitas Guiadas: Mediante marcação, via email

Gabinete de Mobilidade Internacional (GMI)

As competências do Gabinete de Mobiliddae Internacional (GMI) são definidas, nos termos do artigo 58.º do Estatutos da ESDRM.

  • Desenvolve a rede de contactos (universidades e países), promovendo a oferta de mobilidade entre os nossos alunos e docentes;
  • Implementa projetos de mobilidade para a Europa e América Latina;
  • Promove a receção de docentes e alunos de outros países.

O Gabinete Mobilidade Internacional (GMI) é o serviço, no seio da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, que tem a responsabilidade de promover a oferta de mobilidade (incoming e outgoing) entre  alunos e docentes.

Programas de Mobilidade

Incoming Students

Outgoing Students

2ª a 6ª feira – 9:30 às 13:00

Gabinete de Projetos (GP)

As competências do Gabinete de Projetos (GP) são definidas, nos termos do artigo 58.º do Estatutos da ESDRM.

  • Apoiar a apresentação de candidaturas e a gestão de projetos;
  • Organizar e acompanhar a execução financeira de projetos, garantindo a aplicação das taxas de overheads e a elaboração dos relatórios financeiros a que haja lugar;
  • Garantir o cumprimento das obrigações contratuais e acompanhar auditorias à execução dos projetos financiados;
  • Apoiar a gestão financeira de eventos, congressos e iniciativas similares, quando enquadrados em projetos;
  • Desenvolver atividades de monitorização do mercado de trabalho e da situação face ao trabalho dos diplomados pela ESDRM, nomeadamente através da realização de Observatórios do Emprego e de Empregadores.
... em atualização

2ª a 6ª feira – 9:30 às 13:00

Gabinete de Promoção de Estilos de Vida Saudáveis (GPEVS)

As competências do Gabinete de Promoção de Estilos de Vida Saudáveis (GPEVS) são definidas, nos termos do artigo 58.º do Estatutos da ESDRM.

  • Identificar problemas e necessidades de intervenção na comunidade escolar no âmbito da promoção dos estilos de vida saudáveis;
  • Apoiar iniciativas junto da comunidade escolar que deem resposta a necessidades identificadas, promovendo a alteração de atitude e a consequente mudança comportamental face a estilos de vida saudáveis;
  • Produzir e disseminar material didático-informativo para toda a comunidade escolar (docentes, alunos e trabalhadores não docentes) sobre temáticas associados ao estilo de vida saudável;
  • Dar apoio técnico ao desenvolvimento de projetos de extensão à comunidade que visem a promoção de estilos de vida saudável, incluindo a prestação de serviços e o desenvolvimento de projetos de investigação aplicada, em articulação com o Laboratório de Investigação no Desporto (LID).
... em atualização