Cursos TeSP da Escola Superior de Desporto de Rio Maior
GAMING & eSPORTS
Jogos Eletrónicos e Competições Desportivas Digitais
Formação
Técnico especialista em eSports, no ecossistema do gaming e dos Esports
- O técnico especialista em eSports no ecosistema do gaming e dos eSports é o profissional que, de forma autónoma, sobre orientação ou integrado numa equipa, planeia, organiza, implementa e avalia sessões para os praticantes e equipas de eSports, bem como na organização de eventos de eSports.
Pretende-se que o alunos adquiram competências com este curso para:
Ser Treinador de jogadores e equipas de esports (Ex: LOL, CSGO, FIFA, etc);
Ser responsável por um clube;
Ser responsável pela organização de eventos de gaming e esports.
Há necessidade de profissionais especializados nas diferentes áreas do Gaming e dos Esports. Treinadores, Dirigentes e Organizadores de Eventos estão entre os que são mais reconhecidos dado que são os principais dinamizadores dos Esports.
Regulamento para atribuição de apoios e incentivos a estudantes e formandos no âmbito de programas de formação financiados pelo P.R.R. AQUI
O Gaming e os Esports são um mercado emergente em Portugal e em todo o Mundo. Há necessidade de profissionais especializados nas diferentes áreas para:
- Associações e federações de esports;
- Clubes com esports;
- Empresas de organização de eventos de esports;
- Possibilidade de lançamento/criação de negócio próprio.
- Plano de Estudos AQUI
SURFING no TREINO e na ANIMAÇÃO TURÍSTICA
Turma 1 – RIO MAIOR | Turma 2 – ERICEIRA*
Formação
Técnico especialista em atividades de surfing.
- Planear, organizar, implementar e avaliar sessões e programas de surfing, nas vertentes do treino desportivo e da animação turística.
- Apoiar nas tarefas de gestão dos recursos orientados para o desenvolvimento destas modalidades:
Surf | Bodyboard | Bodysurf | Kayaksurf | Stand Up Paddle (SUP) | Longboard | Skimboard | Skate | Shaping
- Formação Geral, Específica e Estágio de Treinador de Surf (Grau 1)
Regulamento para atribuição de apoios e incentivos a estudantes e formandos no âmbito de programas de formação financiados pelo P.R.R. AQUI
Escolas de Surf | Surfcamps ou similares | Empresas de Animação Turística Operadores Marítimo Turísticos | Clubes desportivos | Instituições/empresas públicas titulares da Gestão de Centros de Alto Rendimento de Surf | Possibilidade de lançamento/criação de negócio próprio.
- Plano de Estudos AQUI
Construído em parceria com as empresas e entidades ligadas ao setor, o curso pretende dar uma resposta efetiva à necessidade do mercado do surf em Portugal e com mais de 95% de taxa de empregabilidade.
*Em parceria com o Município de Mafra e o Ericeira Surf Clube. Financiado pelo PRR
* em associação e funcionamento na Escola Superior de Tecnologia de Tomar, do Instituto Politécnico de Tomar.
Formação
O Técnico Superior Profissional de Tecnologia no Desporto ficará habilitado a gerir e otimizar a utilização dos meios tecnológicos disponíveis na conceção, no planeamento e no desenvolvimento de programas de atividade física e de treino desportivo, em colaboração com a equipa técnica, e conduzir o processo de recolha, processamento, análise e divulgação de informação que permita aferir a evolução dos praticantes da atividade desportiva.
As atividades principais associadas a este perfil profissional são:
- Dinamizar e controlar a utilização de meios tecnológicos que permitam melhorar a performance do atleta, em coadjuvação com a equipa técnica, na conceção, no planeamento e no desenvolvimento de programas de atividade física e de treino desportivo.
- Gerir a utilização das instalações e dos equipamentos desportivos.
- Coordenar a utilização de plataformas de análise de dados, robótica e sensorização, na aplicação de baterias de testes e na recolha e tratamento de dados antropométricos que permitam monitorizar e avaliar a evolução dos praticantes da atividade física e desportiva.
- Adotar ferramentas de Business Intelligence, robótica e sensorização, na análise de dados e na elaboração de relatórios que permitam avaliar a evolução da prática desportiva.
- Utilizar equipamento de recolha de imagem e som, com sensorização associada, na produção de vídeos que permitam avaliar o desempenho dos atletas.
- Executar a pós-produção digital de imagem e som e a seleção e análise de imagens da prática desportiva aplicando ferramentas de software dedicadas e de Business Intelligence.
- Divulgar as atividades e os resultados da prática desportiva, privilegiando a utilização de canais digitais.
O Técnico Superior Profissional de Tecnologia no Desporto estará apto para participar na preparação e no desenvolvimento de atividades físicas e desportivas em:
- Clubes desportivos
- Associações desportivas e recreativas
- Ginásios
- Autarquias
- Organização de eventos desportivos
- Entidades com atividades de animação sociodesportiva e lazer
assumindo a responsabilidade pela condução das tarefas que incorporem meios tecnológicos.
- Plano de Estudos AQUI