ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR

Cursos TeSP

Cursos TeSP da Escola Superior de Desporto de Rio Maior

GAMING & eSPORTS

Jogos Eletrónicos e Competições Desportivas Digitais

Formação

Técnico especialista em eSports, no ecossistema do gaming e dos Esports

  • O técnico especialista em eSports no ecosistema do gaming e dos eSports é o profissional que, de forma autónoma, sobre orientação ou integrado numa equipa, planeia, organiza, implementa e avalia sessões para os praticantes e equipas de eSports, bem como na organização de eventos de eSports.

 

  • Pretende-se que o alunos adquiram competências com este curso para:

    • Ser Treinador de jogadores e equipas de esports (Ex: LOL, CSGO, FIFA, etc);

    • Ser responsável por um clube;

    • Ser responsável pela organização de eventos de gaming e esports.

Há necessidade de profissionais especializados nas diferentes áreas do Gaming e dos Esports. Treinadores, Dirigentes e Organizadores de Eventos estão entre os que são mais reconhecidos dado que são os principais dinamizadores dos Esports.

Regulamento para atribuição de apoios e incentivos a estudantes e formandos no âmbito de programas de formação financiados pelo P.R.R. AQUI

O Gaming e os Esports são um mercado emergente em Portugal e em todo o Mundo. Há necessidade de profissionais especializados nas diferentes áreas para:

  • Associações e federações de esports;
  • Clubes com esports;
  • Empresas de organização de eventos de esports;
  • Possibilidade de lançamento/criação de negócio próprio.
  • Plano de Estudos AQUI

SURFING no TREINO e na ANIMAÇÃO TURÍSTICA

ESDRM Surfing

Turma 1 – RIO MAIOR | Turma 2 – ERICEIRA*

Formação
Técnico especialista em atividades de surfing.

  • Planear, organizar, implementar e avaliar sessões e programas de surfing, nas vertentes do treino desportivo e da animação turística.
  • Apoiar nas tarefas de gestão dos recursos orientados para o desenvolvimento destas modalidades:
    Surf | Bodyboard | Bodysurf | Kayaksurf | Stand Up Paddle (SUP) | Longboard | Skimboard | Skate | Shaping
  • Formação Geral, Específica e Estágio de Treinador de Surf (Grau 1)

Regulamento para atribuição de apoios e incentivos a estudantes e formandos no âmbito de programas de formação financiados pelo P.R.R. AQUI

Escolas de Surf | Surfcamps ou similares | Empresas de Animação Turística Operadores Marítimo Turísticos | Clubes desportivos | Instituições/empresas públicas titulares da Gestão de Centros de Alto Rendimento de Surf | Possibilidade de lançamento/criação de negócio próprio.

  • Plano de Estudos AQUI

Construído em parceria com as empresas e entidades ligadas ao setor, o curso pretende dar uma resposta efetiva à necessidade do mercado do surf em Portugal e com mais de 95% de taxa de empregabilidade.

*Em parceria com o Município de Mafra e o Ericeira Surf Clube. Financiado pelo PRR

* em associação e funcionamento na Escola Superior de Tecnologia de Tomar, do Instituto Politécnico de Tomar.

Formação

O Técnico Superior Profissional de Tecnologia no Desporto ficará habilitado a gerir e otimizar a utilização dos meios tecnológicos disponíveis na conceção, no planeamento e no desenvolvimento de programas de atividade física e de treino desportivo, em colaboração com a equipa técnica, e conduzir o processo de recolha, processamento, análise e divulgação de informação que permita aferir a evolução dos praticantes da atividade desportiva.

As atividades principais associadas a este perfil profissional são:

  • Dinamizar e controlar a utilização de meios tecnológicos que permitam melhorar a performance do atleta, em coadjuvação com a equipa técnica, na conceção, no planeamento e no desenvolvimento de programas de atividade física e de treino desportivo.
  • Gerir a utilização das instalações e dos equipamentos desportivos.
  • Coordenar a utilização de plataformas de análise de dados, robótica e sensorização, na aplicação de baterias de testes e na recolha e tratamento de dados antropométricos que permitam monitorizar e avaliar a evolução dos praticantes da atividade física e desportiva.
  • Adotar ferramentas de Business Intelligence, robótica e sensorização, na análise de dados e na elaboração de relatórios que permitam avaliar a evolução da prática desportiva.
  • Utilizar equipamento de recolha de imagem e som, com sensorização associada, na produção de vídeos que permitam avaliar o desempenho dos atletas.
  • Executar a pós-produção digital de imagem e som e a seleção e análise de imagens da prática desportiva aplicando ferramentas de software dedicadas e de Business Intelligence.
  • Divulgar as atividades e os resultados da prática desportiva, privilegiando a utilização de canais digitais.

O Técnico Superior Profissional de Tecnologia no Desporto estará apto para participar na preparação e no desenvolvimento de atividades físicas e desportivas em:

  • Clubes desportivos
  • Associações desportivas e recreativas
  • Ginásios
  • Autarquias
  • Organização de eventos desportivos
  • Entidades com atividades de animação sociodesportiva e lazer

assumindo a responsabilidade pela condução das tarefas que incorporem meios tecnológicos.

  • Plano de Estudos AQUI