MESTRADO - Académico
Educação Especial e Inclusiva

Coordenadora:
Maria João Cardona
mjoao.cardona@ese.ipsantarem.pt
Subcoordenadora:
Susana Colaço
susana.colaco@ese.ipsantarem.pt
Especialização: Domínio Cognitivo e Motor
Objetivos:
- Aprofundar conhecimentos sobre Educação Especial e Inclusiva, especificamente nos modelos conceptuais aplicados a dificuldades cognitivas e motoras;
- Desenvolver competências na identificação, avaliação e intervenção junto de crianças e jovens com problemas de cognição e multideficiências, aplicando modelos didático-pedagógicos adequados;
- Desenvolver, implementar e avaliar programas educativos personalizados e projetos de intervenção que considerem as necessidades e potencialidades de crianças e jovens com dificuldades cognitivas e motoras, diferenciando as medidas de suporte à aprendizagem adequadas para este público.
Especialização: Domínio da Intervenção Precoce na Infância
Objetivos:
- Aprofundar conhecimentos sobre Intervenção Precoce na Infância (dos 0 aos 6 anos) e respetivos modelos conceptuais;
- Refletir e agir eticamente nas práticas de inclusão desde a infância, garantindo práticas justas e equitativas;
- Desenvolver competências na identificação e avaliação de necessidades em crianças, aplicando metodologias de intervenção adequadas, centradas na capacitação e empoderamento da família e desenvolvimento nos contextos naturais na vida das crianças;
- Trabalhar colaborativamente e em equipa transdisciplinar, com recursos comunitários, familiares e educativos para promover contextos inclusivos na intervenção precoce.
Especialização: Domínio da Comunicação e da Linguagem
Objetivos:
- Aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento da comunicação e da linguagem humana com especial atenção às problemáticas associadas, que requeiram respostas inclusivas de vária ordem;
- Desenvolver competências na intervenção e aplicação de modelos didáticopedagógicos para crianças e jovens ou com problemas de comunicação, linguagem e fala ou que necessitem de medidas para integração no sistema educativo e/ou na língua de escolarização;
- Conceber e implementar intervenções educativas, relativamente ao desenvolvimento de ferramentas e estratégias didáticas apoiadas nas tecnologias de comunicação aumentativa e alternativa, que atendam aos interesses e necessidades específicas dos diferentes públicos;
- Reforçar as relações intersubjetivas inerentes ao processamento comunicativo, a fim de construir parcerias sólidas com famílias e profissionais para apoiar a comunicação e a linguagem das crianças e jovens.
MEEI
Grau: Mestrado
N.º do Processo de Acreditação:
NCE/24/2400225
Número de Anos de Acreditação: 6
Duração do curso:
4 Semestres | 2 Anos
Modo de funcionamento: Blended-Learning
Créditos: 120 ECTS
4 Semestres | 2 Anos
Modo de funcionamento: Blended-Learning
Créditos: 120 ECTS
Área CNAEF
142 – Ciências da Educação
Coordenadora:
Maria João Cardona
mjoao.cardona@ese.ipsantarem.pt
Subcoordenadora:
Susana Colaço
susana.colaco@ese.ipsantarem.pt
Podem candidatar-se ao mestrado:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da Escola que detém a coordenação do mestrado, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da Escola que detém a coordenação do mestrado como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
As condições específicas de ingresso são fixadas, anualmente, no edital de abertura do concurso, considerando o disposto no número anterior, sob proposta do coordenador de mestrado.
O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1, tem como efeito apenas o acesso ao mestrado e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.
Estudante Nacional: 1.000 €
Estudante Internacional 1.500 €
1.ºANO | 2.ºANO |
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INFORMAÇÕES ACADÉMICAS
Prazo limite: 31 de dezembro
- Documentos para formalizar a entrega da dissertação ou relatório de estágio ou trabalho de projeto (enviar para pgm@ese.ipsantarem.pt) são os seguintes:
– Requerimento de admissão a provas públicas de mestrado;
– Dissertação ou relatório de estágio ou trabalho de projeto – versão provisória em suporte digital (formato PDF);
– Curriculum Vitae (breve);
– Declaração de Autoria e de Originalidade.
- Após a discussão pública | Entrega da versão definitiva
O/a estudante entrega a versão definitiva em suporte digital (formato PDF) da dissertação ou relatório de estágio ou trabalho de projeto, no prazo máximo de 10 dias úteis, junto com a Declaração para divulgação do trabalho de mestrado no repositório do IPSantarém.
- De acordo com o ponto 3 do Artigo 21.º do Despacho n.º 6945/2020, de 6 de julho, o/a estudante que não termine no prazo referido poderá requerer reinscrição.
- O/a estudante que pretenda reinscrever-se no 2.º ano para concluir a dissertação ou trabalho de projeto deverá fazê-lo através de Requerimento próprio e enviar para pgm@ese.ipsantarem.pt.
- Pagamento de propina no valor de 495€ (pagamento integral ou em prestações), taxa de inscrição no valor de 35€ e seguro escolar no valor de 7€.
PLANO DE ESTUDOS
1.º ANO
Especialização: Domínio Cognitivo e Motor
Especialização: Domínio da Intervenção Precoce na Infância
Especialização: Domínio da Comunicação e da Linguagem
2.º ANO