ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SANTARÉM

INÍCIO  // MESTRADOS //  EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

MESTRADO - Académico

Educação Especial e Inclusiva

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Coordenadora:
Maria João Cardona
mjoao.cardona@ese.ipsantarem.pt

Subcoordenadora:
Susana Colaço
susana.colaco@ese.ipsantarem.pt

Especialização: Domínio Cognitivo e Motor

Objetivos:

  • Aprofundar conhecimentos sobre Educação Especial e Inclusiva, especificamente nos modelos conceptuais aplicados a dificuldades cognitivas e motoras; 
  • Desenvolver competências na identificação, avaliação e intervenção junto de crianças e jovens com problemas de cognição e multideficiências, aplicando modelos didático-pedagógicos adequados; 
  • Desenvolver, implementar e avaliar programas educativos personalizados e projetos de intervenção que considerem as necessidades e potencialidades de crianças e jovens com dificuldades cognitivas e motoras, diferenciando as medidas de suporte à aprendizagem adequadas para este público. 


Especialização: Domínio da Intervenção Precoce na Infância

Objetivos:

  • Aprofundar conhecimentos sobre Intervenção Precoce na Infância (dos 0 aos 6 anos) e respetivos modelos conceptuais; 
  • Refletir e agir eticamente nas práticas de inclusão desde a infância, garantindo práticas justas e equitativas; 
  • Desenvolver competências na identificação e avaliação de necessidades em crianças, aplicando metodologias de intervenção adequadas, centradas na capacitação e empoderamento da família e desenvolvimento nos contextos naturais na vida das crianças; 
  • Trabalhar colaborativamente e em equipa transdisciplinar, com recursos comunitários, familiares e educativos para promover contextos inclusivos na intervenção precoce.

 

Especialização: Domínio da Comunicação e da Linguagem

Objetivos:

  • Aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento da comunicação e da linguagem humana com especial atenção às problemáticas associadas, que requeiram respostas inclusivas de vária ordem; 
  • Desenvolver competências na intervenção e aplicação de modelos didáticopedagógicos para crianças e jovens ou com problemas de comunicação, linguagem e fala ou que necessitem de medidas para integração no sistema educativo e/ou na língua de escolarização; 
  • Conceber e implementar intervenções educativas, relativamente ao desenvolvimento de ferramentas e estratégias didáticas apoiadas nas tecnologias de comunicação aumentativa e alternativa, que atendam aos interesses e necessidades específicas dos diferentes públicos; 
  • Reforçar as relações intersubjetivas inerentes ao processamento comunicativo, a fim de construir parcerias sólidas com famílias e profissionais para apoiar a comunicação e a linguagem das crianças e jovens.

MEEI

Grau: Mestrado
N.º do Processo de Acreditação:
NCE/24/2400225
Número de Anos de Acreditação: 6

Duração do curso:
4 Semestres | 2 Anos

Modo de funcionamento: Blended-Learning
Créditos: 120 ECTS

Área CNAEF
142 – Ciências da Educação

Coordenadora:
Maria João Cardona
mjoao.cardona@ese.ipsantarem.pt

Subcoordenadora:
Susana Colaço
susana.colaco@ese.ipsantarem.pt

Podem candidatar-se ao mestrado:

 
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
 
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
 
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da Escola que detém a coordenação do mestrado, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
 
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da Escola que detém a coordenação do mestrado como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
 
 
As condições específicas de ingresso são fixadas, anualmente, no edital de abertura do concurso, considerando o disposto no número anterior, sob proposta do coordenador de mestrado.
 
O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1, tem como efeito apenas o acesso ao mestrado e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

 

EDITAL
Concurso de Acesso e Ingresso Mestrado em Educação Especial e Inclusiva
Ano letivo 2025/2026


Estudantes NACIONAIS – 1.ª Fase
Candidatura AQUI


Estudantes INTERNACIONAIS
Candidatura AQUI

 

Estudante Nacional: 1.000 €

Estudante Internacional 1.500 €

Propinas do IPSantarém – ano letivo 2025/2026

1.ºANO2.ºANO

INFORMAÇÕES ACADÉMICAS

 

Prazo limite: 31 de dezembro

  • Após a discussão pública | Entrega da versão definitiva
    O/a estudante entrega a versão definitiva em suporte digital (formato PDF) da dissertação ou relatório de estágio ou trabalho de projeto, no prazo máximo de 10 dias úteis, junto com a Declaração para divulgação do trabalho de mestrado no repositório do IPSantarém.
  • De acordo com o ponto 3 do Artigo 21.º do Despacho n.º 6945/2020, de 6 de julho, o/a estudante que não termine no prazo referido poderá requerer reinscrição.
  • O/a estudante que pretenda reinscrever-se no 2.º ano para concluir a dissertação ou trabalho de projeto deverá fazê-lo através de Requerimento próprio e enviar para pgm@ese.ipsantarem.pt.
  • Pagamento de propina no valor de 495€ (pagamento integral ou em prestações), taxa de inscrição no valor de 35€ e seguro escolar no valor de 7€. 

PLANO DE ESTUDOS

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1.º ANO

Especialização: Domínio Cognitivo e Motor

Especialização: Domínio da Intervenção Precoce na Infância

Especialização: Domínio da Comunicação e da Linguagem

2.º ANO