ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SANTARÉM

INÍCIO  //  LICENCIATURAS  //  EDUCAÇÃO SOCIAL

LICENCIATURA

Educação Social

Les

O Curso pretende qualificar futuros Educadores Sociais enquanto técnicos de intervenção socioeducativa

que desenvolvem ação com uma diversidade de públicos, em variados contextos socioeducativos, privilegiando uma perspetiva educativa não formal promotora da participação dos sujeitos e comunidades. A atuação do Educador Social estrutura-se progressivamente em torno da dinamização de processos de intervenção socioeducativa, visando o desenvolvimento social e promovendo competências pessoais, sociais, formativas e profissionais. Pretende-se formar educadores sociais capazes de mobilizar respostas multifacetadas, integrar redes de parceria de intervenção e dinamizar atividades socioeducativas, culturais, recreativas, pedagógicas, ocupacionais. Este caráter polivalente da sua formação permite-lhes encabeçar a planificação e execução de projetos de intervenção, bem como a proximidade com as pessoas nos seus contextos quotidianos de vida.

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Grau: Licenciatura
N.º do Processo de Acreditação:
ACEF/2021/0418377
Número de Anos de Acreditação: 1

Duração do curso:

6 Semestres | 3  Anos
Regime: Diurno
Créditos: 180 ECTS

Concurso Nacional de Acesso

Candidatura ao Ensino Superior 2024 https://www.dges.gov.pt/online

PROVAS DE INGRESSO

Candidatura de 2024:
Uma das seguintes provas:
11 História
17 Mat. Apl. Ciências Soc.
18 Português

FÓRMULA DE CÁLCULO:
MÉDIA SECUNDÁRIO: 55%
PROVAS DE INGRESSO: 45%

ÚLTIMO COLOCADO 23/24:
1ª FASE – 129,4 VALORES
2ª FASE – 137,0 VALORES

Estudante Nacional: 697 €
Estudante Internacional: 1.300 €
O pagamento da propina pode ser pago de uma só vez, no ato da matrícula/inscrição ou em 10 prestações mensais.

Propinas do IPSantarém – ano letivo 2023/2024 – Despacho nº 03/2023, de 20 de janeiro

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Constituem potenciais locais de trabalho diferentes tipos de instituições/organizações, no campo da intervenção sócio educativa – nomeadamente serviços dependentes de órgãos ministeriais, redes de instituições de solidariedade social, autarquias, misericórdias, organizações não-governamentais: instituições de reinserção social; instituições de acolhimento de crianças e jovens; centros de ocupação de tempos livres; lares e centros de dia para idosos; instituições com intervenção no âmbito da toxicodependência; centros de saúde; associações de apoio a crianças com deficiência mental; associações de desenvolvimento local, projetos em escolas e associações de pais, etc. Destacam-se assim como saídas profissionais áreas como: a prevenção e reinserção social de comportamentos de risco, o trabalho social com crianças e jovens, a intervenção em contexto escolar ou de ocupação de tempos livres; a promoção da formação e reinserção social de adultos; a integração social do idoso e a promoção do envelhecimento ativo; a integração social da pessoa com deficiência ou doença mental; a educação ambiental; o combate à exclusão social.